Maceió

Pessoas com síndrome de Down são vacinadas contra a Covid-19 em Maceió

TNH1 | 17/04/21 - 16h25 - Atualizado em 17/04/21 - 16h34
Divulgação

Pessoas com síndrome de Down, na faixa etária de 18 a 59 anos, começaram a ser vacinadas neste sábado (17) em Maceió. A expectativa é que aproximadamente 800 pessoas sejam vacinadas no período.

O Instituto Amor 21, associação de pais e amigos de pessoas com Down que fez o pedido para inclusão do grupo no novo calendário de imunização, comemorou o início da aplicação das doses e reforçou a campanha #exigiramumadosederespeito.

"Foi um momento muito aguardado pelas famílias, pelos jovens. As novas gerações são bem ativas, muitos trabalham, são conectados com tudo. Então eles estavam esperando esse momento", disse Neila Sabino, presidente do instituto.

"A pandemia foi desastrosa para as pessoas com Down também nesse sentido. Treze, por exemplo, trabalhavam e foram dispensados, tendo que voltar para casa. Foi muito duro para eles, alguns ficaram depressivos", continuou.

A presidente do Amor 21 também fez agradecimentos à Prefeitura de Maceió e ao Governo de Alagoas. "A primeira dose foi uma dose de esperança. Agora vamos esperar que tomem a segunda dose, desenvolvam a imunidade e voltem a sua vida normal", concluiu Neila Sabino.

No instagram do Amor 21, foi publicado uma sequência de momentos com os vacinados. Veja abaixo:

Além deste grupo, neste sábado, os trabalhadores de saúde com 34 anos ou mais também puderam se vacinar.

Calendário de vacinação

No domingo (17), Maceió dá início ao período de vacinação das pessoas com comorbidades definidas como prioritárias no Plano Nacional de Imunização, que estejam na faixa etária de 59 anos ou mais. Confira aqui a lista das comorbidades.

Além de documento com foto e CPF, para efeitos de comprovação da comorbidade alegada, as equipes da SMS poderão considerar a apresentação de quaisquer dos seguintes documentos (original e cópia, que ficará retida), listados abaixo:

– Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização;

– Exames específicos que estabelecem o diagnóstico;

– Relatório médico;

– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

– Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.

Pontos de vacinação

À exceção dos doentes renais crônicos, que serão imunizados em seus locais de tratamento, a vacinação dos demais grupos seguirá acontecendo das 9h às 16h, nos oito pontos instalados em Maceió, que são: drive-thrus do estacionamento de Jaraguá e da Justiça Federal (Serraria) e os pontos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Pátio Shopping (Benedito Bentes), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Praça do Terminal do Osman Loureiro, área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Papódromo (Vergel do Lago).

Vacinação para demais públicos

A Prefeitura de Maceió continuará vacinando, com a primeira dose, os idosos a partir de 60 anos. Também seguirá acontecendo nos oito pontos de vacinação a aplicação da segunda dose do imunizante, para aqueles maceioenses que irão concluir seu esquema vacinal contra a Covid-19.