Maceió

Pestalozzi de Maceió realiza curso de equoterapia avançada

Assessoria | 23/07/21 - 10h44 - Atualizado em 23/07/21 - 13h29
O curso está sendo ministrado por profissionais da Associação Nacional de Equoterapia | Foto: Assessoria

A Associação Pestalozzi de Maceió está sediando entre os dias 19 e 23 de julho o Curso de Equoterapia Avançada na capital. As aulas estão acontecendo das 8h00 às 18h00, na unidade de saúde Judith Barreto do Amaral, localizada na Avenida Jorge Montenegro, no bairro de Santa Amélia e contempla profissionais de nível superior completo da área de saúde.

O curso está sendo ministrado por profissionais da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE, responsável pela regulamentação dos profissionais no Brasil.

Em 2019 a Associação Pestalozzi de Maceió já havia ofertado o curso inicial aos seus profissionais, mas em 2021 sentiu a necessidade de ampliar o conhecimento na área, e quem vai ganhar com esse investimento serão os praticantes que são atendidos na unidade.

A Lei 13.830/19 determina a prática de utilização do cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. E existe ainda, o Projeto de Lei 3446/19 que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer equoterapia como recurso terapêutico quando houver prescrição médica.

Para a Presidente da Associação Pestalozzi de Maceió, Tereza Amaral, “nós estamos sendo privilegiados de receber esse curso. Essa parceria com a Associação Nacional de Equoterapia faz com que melhoremos ainda mais o trabalho que realizamos com tanto amor para nossos usuários. Teremos ao fim do curso, profissionais ainda mais capacitados para exercer suas funções em nossa unidade”, destacou.

Na Pestalozzi Maceió a equoterapia é utilizada com o objetivo de trazer melhorias para pessoas que possuam Transtorno do Espectro Autista (TEA). É uma terapia que traz diversos benefícios físicos, mentais e emocionais aos praticantes e deve ser exercida por uma equipe multidisciplinar.