Maceió

Pestalozzi de Maceió realiza Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com exposição de fotos virtual e depoimentos

Ascom Pestalozzi | 19/08/20 - 16h37
Foto: Rafael Oliveira / Ascom Pestalozzi

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na Associação Pestalozzi de Maceió irá abordar o tema: “Acessibilidade e Inclusão, um direito de todos”, através das redes sociais com depoimentos e exposição de fotos dos assistidos, evidenciando as dificuldades enfrentadas na rotina diária dos usuários, nas ruas da cidade.

A Semana foi instituída pela lei n° 5.805, de 31 de janeiro de 1996, que acontece anualmente de 21 a 28 de agosto, e tem como objetivo dar mais visibilidade a pessoa com deficiência e seus direitos.
“Este é um ano diferente e traz um olhar especial, em tempos de pandemia. Muitos usuários estão sofrendo com a falta de acessibilidade nas ruas, principalmente neste momento que necessitam de mais independência e menos contato com os cuidadores e responsáveis”, explica Tereza Amaral, presidente da Associação Pestalozzi de Maceió. 

Andar nas ruas com segurança e confiança, tem se tornado cada vez mais difícil, pois quase não há acessibilidade. Calçadas com níveis diferentes, degraus e escadarias, buracos e ausências de rampas são apenas alguns dos obstáculos que essas pessoas encontram. Os registros fotográficos e depoimentos irão dar voz a essas pessoas, por meio das redes sociais.

Segundo Patrícia Amorim, coordenadora do Centro-Dia de Referência: Viver com Autonomia, é importante enxergar a pessoa com deficiência como parte da sociedade. “A acessibilidade e inclusão é um direito de todos, e está previsto na Constituição Federal”, ressaltou.

A Associação Pestalozzi de Maceió atua há 43 anos no município, em prol da pessoa com deficiência, nas áreas da saúde, assistência social e educação.