Maceió

PF faz doações a hospital, ato é confundido com operação e vira alvo de fake news em Maceió

Redação TNH1 | 03/06/20 - 15h23
PF distribuiu doações ao hospital | Divulgação

Um belo gesto de solidariedade da Polícia Federal (PF), que entregou doações à pediatria oncológica do Hospital Veredas na manhã desta quarta-feira (3), em Maceió, foi alvo de fake news nas redes sociais.

Circulam um áudio e um vídeo nas redes sociais abordando erroneamente ação do comboio da Polícia Federal durante a chegada ao Hospital Veredas. No áudio, um homem diz que a Polícia Federal acabou de invadir o hospital e que aguardava para ver quem sairia preso do local. Já no vídeo, uma pessoa filma a entrada do comboio no estacionamento do hospital e coloca o fundo musical "Reunião de bacana", composta por Ary Alves de Souza e eternizada na voz do sambista Bezerra da Silva com o verso "Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão". 

Reforçando o compromisso e a importância de checar os fatos, o TNH1 traz as informações da própria Polícia Federal e do Hospital Veredas sobre o assunto. 

Em comunicado no site oficial, a PF informou que servidores, pessoal contratado e estagiários voluntários e as associações com representação local fizeram as doações. "Os valores em dinheiro foram convertidos em mais de uma tonelada de donativos que serão distribuídos em prol da ONG “Em Busca de Sorrisos”, “Lar de Idosos São Francisco de Assis” e “Abrigo de Idosos Mãe das Graças” na manhã do dia 03/06, quarta-feira, quando viaturas em comboio deixarão a Sede da PF em Alagoas com destino às instituições mencionadas", diz trecho do texto.

O Hospital Veredas se manifestou por meio de nota e agradeceu o gesto da PF. "A ONG "Em Busca de Sorrisos" e a Polícia Federal estiveram, na manhã de hoje (3/6), entregando doações à nossa Pediatria Oncológica que cuida de crianças com câncer. Este gesto emocionou a todos e, em especial, as famílias dos pacientes que apresentam algum tipo de vulnerabilidade".

"Uma ação como esta mostra, mais uma vez, o papel social cumprido pela Polícia Judiciária do Brasil que, entre as imensas e insubstituíveis atribuições pela Pátria Brasileira, não se esquiva de ajudar o próximo e se associar à nossa instituição de forma tão elevada e fraterna. Da mesma forma o nosso profundo agradecimento a ONG  "Em Busca de Sorrisos" que sem dúvida alguma encontrou aqui a alegria dos que mais precisam. De um modo mais amplo a todos que contribuíram para este momento de profunda solidariedade humana e absoluta fraternidade: o nosso muito obrigado e gratidão", destaca a nota. 

Sobre o ato de fake news nas redes sociais, o hospital lamentou, classificou como "bestialidade humana" e afirmou que o departamento jurídico e o aparelho de segurança vão tomar as providências cabíveis. Veja abaixo. 

"A lamentar, apenas, um gesto de bestialidade humana em razão de um vídeo que utiliza imagens da chegada das viaturas da Polícia Federal e da ONG "Em Busca de Sorrisos", com truques próprios de Fake News, que tenta denegrir a imagem da Pediatria Oncológica do Hospital Veredas (Casa da Criança), local onde acolhemos, cuidamos e curamos crianças que sofrem de maneira desmedida em razão de vários tipos de câncer.

Apenas razões inconfessáveis podem estar por trás desta odiosa tentativa de manchar o altruísmo de homens e mulheres que se dedicam ao próximo.
O nosso departamento jurídico em cooperação com o aparelho de segurança chegará aos criminosos para as providências cabíveis nos termos da legislação vigente".

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação