Maceió

Pinheiro e região : comissão na ALE defende ações integradas urgentes

Ascom ALE | 28/06/19 - 18h24
Ascom ALE

Os deputados estaduais que integram a Comissão Especial para tratar de assuntos relacionados aos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, reuniram-se, na quinta-feira, 27, com dirigentes da Defesa Civil Municipal e Estadual, para discutir a necessidade urgente de viabilizar ações que possam minimizar os danos econômicos e sociais das famílias da região. Líderes comunitários e representantes do comércio local participaram dos debates na Assembleia Legislativa estadual.

O presidente da comissão especial, deputado Cabo Bebeto (PSL), solicitou celeridade no andamento do Plano de Ações Integradas para Maceió, que está sendo construído pelos governos Municipal, Estadual e Federal. De acordo com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Dinário Lemos, os trabalhos buscam linhas de ações para as áreas dos bairros afetados pela instabilidade de solo.

A Defesa Civil Nacional dividiu as discussões em nove eixos: monitoramento da região, obras de mitigação, habitação, segurança pública, comunicação, serviços essenciais, educação, recuperação dos negócios locais e saúde. Cada eixo traça linhas estratégicas de ação, apontando as responsabilidades de cada órgão envolvido com os trabalhos e prazo para concretização das medidas a serem adotadas.

Os membros da comissão, que também estiveram presentes na reunião, deputados Davi Maia (DEM), Léo Loureiro (PP), Jó Pereira (MDB), Cibele Moura (PSDB) e Ângela Garrote (PP), solicitaram informações sobre a atuação e as dificuldades dos órgãos envolvidos, a concessão do aluguel social, das indenizações e da isenção de impostos estaduais, e destacaram a necessidade da implantação de um Centro Integrado de Apoio aos moradores, com disponibilidade de psicólogos e assistentes sociais.

"Estamos engajados nessa luta. No mês de julho, vou a Brasília em busca de apoio efetivo do governo federal, com o objetivo de fortalecer as ações nos bairros", anunciou Cabo Bebeto. A Comissão Especial do Pinheiro foi constituída no dia 19 de junho, em ato da Presidência da Assembleia Legislativa, publicado no Diário Oficial Eletrônico.