Maceió

Posto de vacina drive-thru registra congestionamento de veículos no 1° dia; confira outras opções

Redação | 26/03/20 - 11h06
Foto: Cortesia ao TNH1

O primeiro dia de vacina contra a Influenza no sistema drive-thru em Maceió registrou um grande congestionamento de veículos, na manhã desta quinta-feira (26). A vacina em drive-thru está sendo disponibilizada no Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras, e está disponível apenas para idosos, a partir de 60 anos, e profissionais da saúde.

Muita gente procurou o serviço neste primeiro dia e o congestionamento estava chegando à Avenida Júlio Marques Luz, a conhecida Avenida Jatiúca.

A vacinação está liberada das 8h às 16h30. Os usuários devem se direcionar até a entrada de carga e descarga do shopping, que fica na Avenida Dona Constança. Os profissionais orientarão o usuário para qual box de vacinação ele deve ir. A intenção é que seja bem dinâmico e que o idoso ou trabalhador da área da saúde se vacine e depois já deixe o estabelecimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, essa é mais uma medida para evitar a aglomeração de pessoas durante a quarentena contra o coronavírus (Covid-19), atendendo as recomendações do Ministério da Saúde  (MS).

"Como há alta procura, é natural ter filas, mas a SMS enfatiza que os servidores estão preparados e há doses para atender a todos. Além disso, não é preciso todos se direcionarem neste momento, já que a campanha segue até 22 de maio", informou ao TNH1 por meio de nota. 

Agendamento para acamados

A Gerência de Imunização do Município  também disponibiliza canais para agendamento de vacinas para acamados. O primeiro deles é o e-mail acamadosmaceio@gmail.com, para onde devem ser enviados dados como nome completo do paciente, endereço completo com ponto de referência, telefone e nome do responsável pelo idoso e indicação clínica que justifique a impossibilidade de locomoção do paciente até a unidade de saúde.

Os responsáveis pelo idoso também podem fazer esse agendamento de forma presencial. Basta se dirigir até a recepção do prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro, de 8h às 14h. No local, os profissionais preencherão uma ficha com os dados do paciente e encaminharão as informações para a Gerência de Imunização, que fará o cadastro do paciente.

Vacinas nas escolas 

Para dar mais opções ao público, e evitar aglomerações, inicialmente quatros unidades de ensino da Rede passaram a ser pontos de imunização. As escolas municipais escolhidas foram: Zaneli Caldas (Poço- Praça da Maravilha), das 8h às 12h e das 13h às 17h; Nosso Lar I (Ponta Grossa), das 8h às 12h e das 13h às 17h; Paulo Henrique Costa Bandeira (Benedito Bentes), das 8h às 12h e das 14h às 17h; e a Pedro Suruagy (Tabuleiro dos Martins) das 8h às 11h e das  13h30 às 17h.

Unidades Básicas de Saúde

A campanha de vacinação contra a Influenza iniciou na última segunda-feira (23) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas UBS, o atendimento a usuários dessa primeira fase segue das 8h às 17h. A meta é imunizar, pelos menos, 90% de cada público-alvo. A campanha segue até 22 de maio.