Maceió

Praça na Jatiúca com nome de guerreira quilombola passa a se chamar Nossa Senhora Rosa Mística

Redação TNH1 | 21/01/21 - 11h06
Google Maps

A Praça Dandara dos Palmares, localizada no bairro Jatiúca, em Maceió, passa a se chamar Nossa Senhora de Rosa Mística oficialmente a partir de hoje. A mudança de nome foi informada em publicação do Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira (21).

Até então, o equipamento público levava o nome da guerreira negra conhecida na história pela importante contribuição para a abolição da escravatura. Segundo historiadores, Dandara foi uma grande liderança feminina e teve papel fundamental na condução do Quilombo dos Palmares. Ela foi esposa de Zumbi dos Palmares,com quem teve três filhos. A praça ganhou o nome de Dandara Palmares após a sanção da Lei Municipal nº 4.423/95 e, ainda de acordo com os historiadores, desde a criação, há 25 anos, é palco de manifestações afro-brasileiras.

Para o coordenador do Instituto do Negro de Alagoas (Ineg), Jeferson Santos, a mudança do nome na praça representa mais um ato de "desrespeito com a representação e patrimônio cultural de Alagoas".

"O Estado, de forma geral, tem essa prática de invisibilizar a presença negra e suas representações", lamentou Jeferson Santos, acrescentando que o Instituto já tinha provocado o Ministério Público para impedir a mudança.

Em outubro de 2020, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), por meio da 66ª Promotoria de Justiça da capital,  informou que instaurou procedimento para apurar a troca do nome de uma praça. À epoca, o promotor de Justiça Jorge Dórea disse que a mudança  representa uma “agressão aos patrimônios histórico e cultural” não somente alagoano, mas brasileiro.

O Projeto de Lei (PL) para mudar o nome da praça é de autoria do vereador Luciano Marinho, do MDB. Conforme o vereador, a mudança era um pleito da comunidade em razão da igreja localizada no entorno da praça. "As pessoas não conheciam a praça por Dandara dos Palmares, embora o nome já existisse. E por haver uma igreja católica bem ao lado, a comunidade da região já chamava de Nossa Senhora da Rosa Mística há anos. Diante de pedido da comunidade, protocolei o projeto", explicou o vereador.

A Prefeitura de Maceió também foi procurada e ficou de enviar resposta, ficando o espaço aberto.

No final do ano passado, o equipamento público foi requalificado pela Prefeitura e ganhou parque infantil e iluminação em LED. A solenidade de inauguração contou com a benção do padre responsável pela Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, que fica ao lado da praça.