Educação

Prazo para obter isenção na taxa de inscrição do Enem permanece até sexta-feira (22)

Agência Alagoas | 21/05/20 - 11h13
Ingrid Raquel, da Escola Edmilson Pontes, estuda para o Enem | Foto: Cortesia

Candidatos têm até esta sexta-feira (22) para fazer sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os alunos da rede pública, a isenção é assegurada pelo sistema no momento de inserção de dados para a inscrição. O prazo se mantém inalterado, apesar do anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que o calendário de aplicação das provas do exame será adiado de 30 a 60 dias.

Inscrição - Para fazer a inscrição, o candidato deve entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo link enem.inep.gov.br e clicar na página do participante. Segundo Inep, a gratuidade da taxa de inscrição será garantida “a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis estabelecidos nos editais do Enem, mesmo sem o pedido formal dos inscritos”. Ainda de acordo com o órgão, “a regra se aplica inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência”.

Vale ressaltar que, mesmo as pessoas que já tiveram sua solicitação de isenção aceita precisam se inscrever, pois a isenção não garante a inscrição.

Os estudantes da rede estadual que venham a ter dificuldades para a inscrição podem solicitar apoio de suas escolas para fazê-lo.

Provas adiadas – Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira (20), o MEC anunciou que o calendário de aplicação das provas do Enem será adiado de 30 a 60 dias.

De acordo com o comunicado, publicado no site do ministério (portal.mec.gov.br), “as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete junto aos inscritos para o Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio”.

Engajamento – Em meio ao isolamento social necessário para conter o avanço da Covid-19 em Alagoas, as escolas estaduais têm buscado diversas alternativas para manter contato com seus alunos e garantir seus direitos de aprendizagem. Para as turmas concluintes do ensino médio, que farão o Enem, a rotina não é diferente.

Pensando neste público, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) criou projeto Foca no ENEM, que é um espaço de estudo complementar a ser desenvolvido pelas unidades escolares estaduais, com o objetivo de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Enem 2020.

Nessa perspectiva, cada escola se planejou e disponibilizou espaço/s de aprendizagem. Sendo assim, cada unidade, de acordo com sua realidade, utiliza plataformas remotas para disponibilizar conteúdo, com professores tirando dúvidas em plantões virtuais. E a Seduc oferece a plataforma escolaweb.educacao.al.gov.br com milhares de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). E para os alunos que não têm nenhum acesso à internet, as escolas também disponibilizam material impresso.