Educação

Pré-matrícula de novatos na rede estadual começa dia 1º de dezembro

Ascom Seduc | 17/11/23 - 18h33
Ascom Seduc

Foi dada a largada para a pré-matrícula da rede pública estadual para o ano letivo 2024. Em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (17), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou que a pré-matrícula de novatos será entre os dias 1º e 20 de dezembro. Todo o processo será efetuado pelo site www.matriculaonline.al.gov.br

Durante a pré-matrícula serão ofertadas vagas para as seguintes séries:

1º e 6º anos do Ensino Fundamental/Fundamental Integral;

1ª série do Ensino Médio/ Médio Integral;

1ª série do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional;

1º e 5º períodos do turno diurno e 1º e 6º períodos do turno noturno do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno, para candidatos com idade mínima de 15 (quinze) anos;

1º período (módulo) do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA Modular) para candidatos com idade mínima de 18 (dezoito) anos.

A distribuição de vagas para pré-matrícula será feita com base na disponibilidade física de cada unidade de ensino e o tipo de atendimento prestado, de acordo com a ordem de prioridade que consta no edital de convocação, que pode ser conferido no site http://www.educacao.al.gov.br/documentos/category/330-portarias-2023. 

Passo a passo - No ato da pré-matrícula, os candidatos ou seus responsáveis legais devem preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais, série pretendida e selecionar três opções de escola onde desejam estudar.

O candidato com deficiência deve declarar a informação no ato do cadastro. Além disso, é obrigatório que todos os alunos possuam CPF para efetivação da pré-matrícula. Em caso de lotação do aluno em uma unidade diferente da escolhida na pré-matrícula, por razão de esgotamento das vagas, será disponibilizado gratuitamente, em caso de necessidade, o transporte escolar ao estudante.

A superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, lembrou que, durante o período, serão feitas ações para reforçar as datas e os prazos junto à comunidade escolar.

“É importante que os pais e responsáveis atentem para os procedimentos, preencham os formulários devidamente, assim como os gestores das unidades. Estamos animados com o início de mais um ano letivo, e temos o desafio de manter os bons indicadores obtidos nos últimos anos”, afirmou.

Confirmação - Uma vez realizada a pré-matrícula, os alunos devem consultar o site http://www.matriculaonline.al.gov.br entre os dias 13 e 19 de janeiro de 2024, para conferir o resultado. A confirmação da vaga só será feita após o encaminhamento da documentação obrigatória na unidade de ensino que o aluno for selecionado, dentro do período determinado.

Alunos "da casa" - Para os alunos que já estudam na rede estadual, o procedimento da transferência interna - onde o estudante muda de escola dentro da própria rede estadual - começa na próxima segunda-feira (20) e se encerra no dia 30 deste mês. A transferência interna deverá ser feita pelos próprios gestores das unidades de ensino e a divulgação do resultado será entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2024.

Já a renovação de matrícula dos alunos que permanecerão nas mesmas escolas será feita entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2024.