Maceió

Prefeito e ministro entregam Residencial Maceió I aos moradores

20/12/17 - 19h22


O prefeito Rui Palmeira entregou, na manhã desta quarta-feira (20), junto com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e outras autoridades federais, estaduais e municipais, as chaves aos futuros moradores do Residencial Maceió I, localizado na Cidade Universitária. Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, o superintendente da CEF em Alagoas, Kleber Paz, o governador Renan Filho e o senador Benedito de Lira.

“A entrega de casas é sempre uma alegria, sobretudo agora, nas vésperas do Natal. Esse é o maior empreendimento que nós estamos entregando ao longo desses cinco anos, com 3.900 residências. Somente aqui, mil famílias que perderam suas casas por conta das chuvas deste ano estão recebendo novas moradias, e essa é a resposta rápida da Prefeitura e do governo federal”, disse Rui Palmeira.

O empreendimento faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e possui 3900 unidades habitacionais que serão destinadas às vítimas das chuvas que caíram este ano em Maceió, além de outros beneficiários que viviam em assentamentos precários e em situação de risco social.

“Ainda são muitas unidades habitacionais para serem entregues aqui em Maceió, mas nesses cinco anos de gestão, a Prefeitura já conseguiu entregar, em média, 2.000 unidades habitacionais por ano, atendendo ao pedido das famílias carentes da cidade”, lembrou o vice-prefeito.

O massaiolo Williams Carlos Silva recebeu as chaves da casa das mãos do prefeito Rui Palmeira. Ele morava de aluguel e pagava R$ 280 por mês. Agora vai pagar uma parcela mínima de R$ 80 pela nova moradia. “Morando na minha própria casa posso comprar TV, geladeira e montar do jeito que eu quiser”, contou Williams.

Dona Sebastiana da Conceição tem 59 anos e não parava de falar sobre a emoção de receber a casa. Ela também morava de aluguel em uma casa no Reginaldo. “Pagava 350 reais por uma casa bem pequena. Vi barreira caindo, a casa da minha vizinha também  caiu. Agora venho para uma  casa segura”, contou a dona de casa, que vai morar com o marido, duas filhas e quatro  netos.

Das 3900, 1700 foram destinadas a vítimas das chuvas que caíram sobre Maceió este ano e outras 2200 para beneficiários já cadastrados.  Essa foi a maior entrega de casas deste ano feita pelo prefeito Rui Palmeira. No total, incluindo o residencial Maceió I, já foram construídas 10.032 unidades habitacionais: 240 (Ouro Preto), 900 (Rio Novo), 2976 (Parque Caetés), 1200 (Morada do Planalto); todas entregues; e 816 (Jorge Quintella), em fase de elaboração dos contratos pelo Banco do Brasil.

O residencial Maceió I é um conjunto de casas sobrepostas, construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida. Cada casa  tem 40m de área privativa, todo o piso é revestido por cerâmica, possui dois quartos, sala, cozinha e um banheiro equipado com pia, vaso sanitário e torneira. A casa também tem estrutura adaptável para pessoas com necessidades especiais.

O prefeito Rui Palmeira elogiou a parceria com os ministros alagoanos, Marx Beltrão, do Turismo, e Maurício Quintella, dos Transportes, Portos e Aviação Civil, além do deputado federal Arthur Lira e do senador Benedito de Lira. “É um esforço de todos que têm se empenhado para garantir essas moradias. As casas são de muita qualidade e é um prazer fazer essa entrega e proporcionar a alegria de famílias que irão passar o Natal em novo lar”, comemorou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió, Mac Lira, participou  do evento e se disse orgulhoso do trabalho que foi realizado para beneficiar as mais de 15 mil pessoas. “Estamos fechando o ano com o maior empreendimento entregue em 2017. Faltando apenas o Conjunto Jorge Quintella, que já está pronto, casas sorteadas e esperando apenas a documentação do Banco do Brasil para marcar a assinatura dos contatos e fazer a entrega das casas”, afirmou Mac Lira.

Entrega das chaves será retomada nesta sexta (22)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) foi informada pela construtora responsável pela entrega das chaves do Residencial Maceió I que não haverá distribuição nesta quinta-feira (21). O atendimento foi suspenso e só será retomado na sexta-feira (22), a partir das 8h. Portanto, os beneficiários não precisam ir nesta quinta ao Residencial, nem à diretoria de Habitação da Sedet.

Exceto nesta quinta, a construtora ficará de plantão no Conjunto, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, durante 30 dias, para fazer a entrega das chaves a todos os beneficiários.
Para receber a casa, os beneficiários e seus cônjuges, caso sejam casados, precisam apresentar originais da Carteira de Identidade ou de Trabalho, CPF e o contrato assinado.