Maceió

Prefeito e secretário entregam obras de reforma da Secretaria de Saúde

Secom Maceió | 27/06/19 - 15h01
Secom Maceió

As obras de reforma do prédio-sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram entregues, nesta quinta-feira (27), pelo prefeito Rui Palmeira e pelo secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô. A obra, que teve investimento de R$ 3,4 milhões, vai beneficiar servidores e usuários do serviço.

“É, sobretudo, um dia de festa para os servidores da Prefeitura. Graças ao desempenho do secretário Nonô e de sua equipe, agora temos uma Secretaria com estrutura moderna, que vai trazer também mais conforto para os maceioenses”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

“Isso mostra a organização da Prefeitura. É uma Secretaria que tem uma grande quantidade de servidores. Isso mostra a importância da saúde pública para esta gestão. Agora é ampliar cada vez mais os serviços e diminuir o tempo de espera para atendimento”, disse o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira.

O secretário Thomaz Nonô falou sobre a entrega. “É importante lembrar que só estamos entregando essa obra hoje depois de reformar 44 postos e entregar 15 novos. A sede era ruim, agora foi toda informatizada, a instalação elétrica substituída. Antes o sistema elétrico estava em colapso e o elevador não funcionava. A gente percebe o resultado da mudança no astral dos servidores”, comentou.

A sede do órgão passou por diversas melhorias na estrutura física, elétrica, hidráulica. Foram realizadas a manutenção predial e a recuperação da fachada. Também foram feitos novos layouts para as salas, um refeitório/lanchonete, novas copas, salas de reuniões, adequação de banheiros para pessoas com deficiência, nova recepção e recuperação de toda a cobertura do prédio e das instalações elétricas que agora contam com o auxílio de um gerador totalmente novo. O projeto foi feito pela própria Coordenação de Engenharia da SMS, tendo como responsáveis Leila Teixeira, arquiteta e autora do projeto, e Saionara Kelly Holanda, fiscal de obras da SMS.

Kelmann Viera, presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, também prestigiou o evento. “Por trás de um prédio novo, há uma administração que tem mudado a realidade da saúde do Município. A gente percebe claramente essa evolução a partir de quando o secretário Nonô assumiu a Secretaria. Quando passava aqui, percebi que esse espaço não tinha as mínimas condições para os servidores desempenhar suas funções. A gente fica muito feliz com todo esse trabalho”, falou.

Para Josiane Barbosa, ouvidora da SMS, a reforma trará mais condições para o desenvolvimento do trabalho. “Antes ficava muito a desejar em estrutura física, tanto para os servidores quanto para os próprios pacientes. Hoje, a gente vê essa beleza, transformada. Nosso secretário Nono fez acontecer. Temos salas boas para trabalhar, com estrutura física e humanizada. Era isso que a gente aguardava. As coisas realmente deram certo”, disse.

O secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, falou sobre a importância da obra. “A maior simbologia talvez seja o bom uso dos recursos públicos. A SMS tem dinamizado uma melhoria enorme nos postos, mas era necessário realizar melhorias em sua sede. Maceió tem dado exemplo no investimento em saúde, inclusive dando aporte com recursos do Município”, finalizou.

A reforma também contemplou a instalação de um sistema de videomonitoramento com controle de acesso ao prédio, além de novas instalações de lógica e cabeamento estruturado, modernização dos elevadores e implementação do projeto de segurança contra incêndio e pânico.