Maceió

Prefeito participa de ação do projeto Turismo do Saber

12/04/16 - 14h49 - Atualizado em 12/04/16 - 14h52
Reprodução/Secom Maceió

Aliar o turismo à inclusão social e econômica. Esse é o foco do projeto Turismo do Saber, uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Maceió, que começou a ser colocada em prática, nesta terça-feira (12), com 60 estudantes da Escola Silvestre Péricles, do Pontal da Barra. O prefeito Rui Palmeira participou da primeira ação de sensibilização.

“Nosso intuito é levar para as escolas a importância do turismo e riqueza cultural do Município. Estamos começando com estes estudantes do Pontal da Barra, isso porque optamos por escolas que ficam em regiões com potenciais turísticas naturais”, disse Rui.

De acordo com o prefeito, além de focar no turismo, a ação tem como objetivo despertar o sentimento de pertencimento da cidade nos pequenos cidadãos. “É fundamental passar para os estudantes a importância dos nossos pontos e potencial turístico e até estimular para que no futuro eles se tornem turismólogos ou exerçam alguma profissão ligada ao segmento. Vamos ensiná-los, sobretudo, a valorizar o que é nosso para que passem desde cedo a saber e estimar as nossas riquezas ambientais”, acrescentou.

O projeto será encabeçado pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). Para o titular da pasta, Jair Galvão, o projeto é fundamental para despertar nos estudantes a importância de se viver em uma cidade turística.

“No futuro, esses pequenos serão nossos gestores e empreendedores. Sensibilizações para o segmento turístico se tornam ainda mais oportunas em uma cidade que é naturalmente vocacionada para esta atividade. O conteúdo foi totalmente adaptado e os estudantes terão aulas sobre os atrativos, elementos da nossa história. Será uma experiência que certamente vai agregar a todos os envolvidos”, pontuou o secretário.

Neste primeiro momento, mais de 400 estudantes serão contemplados pela iniciativa. O secretário-adjunto de Educação, João Barbirato, frisou o trabalho como uma ação pedagógica. “Turismo é também Geografia, História, Sociologia e lazer. Nada melhor que contemplar os estudantes, promovendo essa imersão na economia e convívio de Maceió. Considerando a realidade do município, para muitos alunos será a primeira vez visitando esses destinos, de apreciar os pontos turísticos que são conhecidos por pessoas do mundo inteiro, mas que ainda são desconhecidos por alguns cidadãos maceioenses”, destacou.

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente também participa da ação, por meio do Parque Municipal. “Vamos receber as crianças para que, além da consciência ambiental, eles possam aprender sobre sustentabilidade e como preservar o planeta”, disse o gestor da pasta, Antonio Moura.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Corado, a sensibilização vai abordar os principais atrativos da capital e seu entorno, assim como as oportunidades proporcionadas pelo turismo. “As crianças vão participar de um city tour para entender na prática a dinâmica das vivências turísticas, passando pela orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem Eu Amo Maceió e o Parque Municipal”, afirmou.

As visitas terão acompanhamento de guias da Luck Receptivos e lanche gratuito. Na primeira fase, de abril a dezembro de 2016, serão 480 alunos beneficiados em oito escolas de diferentes bairros da cidade. Ao fim da sensibilização, os alunos participarão de um concurso cultural com o tema “Eu Amo Maceió”, concorrendo a prêmios que serão distribuídos no encerramento do projeto, em dezembro.