Maceió

Prefeitura confirma que mantém as festas juninas de Maceió mesmo após pedido do MP

TNH1 | 02/06/22 - 12h48
Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió informou, no início da tarde desta quinta-feira, 02, que as festividades juninas foram mantidas na capital mesmo após a recomendação do Ministério Público do Estado (MPAL) para o cancelamento do São João por causa das fortes chuvas que caíram no final do mês de maio. O município disse ainda que não há "prejuízo de reavaliação desta posição em caso de mudança do cenário atual". 

Ontem, o município havia pedido um novo prazo para responder a recomendação do órgão estadual, mas ainda não tinha se posicionado oficialmente sobre o assunto. 

A decisão vai de encontro ao pedido do órgão estadual, que destacou a situação de calamidade provocada pelas chuvas, tanto pelas pessoas que ficaram em situação de extrema necessidade, como desabrigadas ou desalojadas, como pelos recursos gastos com cachês de artistas. Mais de 10 cidades alagoanas haviam suspendido os eventos e cancelado os shows com atrações nacionais.

"Além de se solidarizar com todos os atingidos direta e indiretamente pelas chuvas, é importante destacar que a Prefeitura executou nos últimos doze meses ações maciças de prevenção a enchentes, tais como: limpeza recorrente das vias de escoamento das águas, retirando mais de 100 toneladas de entulhos; colocação de mais de 20 mil metros quadrados de lonas especiais em 171 áreas críticas da capital; construção de abrigos para até 200 pessoas; e implantação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Este trabalho diligente minimizou os danos provocados pelo intenso volume de chuvas registrado em nossa capital nas últimas semanas", consta na nota da Prefeitura.

Ainda segundo o Município, a realização das festividades juninas não vai comprometer iniciativas nem orçamentos provisionados para atendimento à situações críticas. A prefeitura destacou também a realização do "Massayó Solidário", com o objetivo de arrecadar alimentos, agasalhos e roupas para os desabrigados do estado.

O Ministério Público deve decidir na próxima semana de entra com uma ação ou de propõe um Termo de Ajustamento de Conduta.

Enquete: 79% dos internautas concordam com cancelamento

Em meio aos transtornos e à destruição provocados pelas chuvas em Alagoas, que já tem mais de 30 municípios em situação de emergência, o TNH1 lançou uma enquete com a pergunta: "Diante da situação de emergência provocada pelas chuvas, você acha que os festejos juninos devem ser cancelados em Alagoas?". 79% dos internautas se mostraram a favor do cancelamento das festas juninas no estado. Apenas 4% responderam que são contra o cancelamento e defendem a manutenção das festas. Já 17% das pessoas que responderam entendem que o cancelamento deve ocorrer apenas nas cidades mais afetadas pelas chuvas. 

População pede suspensão - O pedido do Ministério Público Estadual encontra ressonância na população, que nas redes sociais já alertam para a necessidade da suspensão das festas juninas não apenas na capital, mas como em toda a Alagoas. Os apelos podem ser conferidos no perfil do próprio prefeito JHC no Instagram. 

Criticado por parcela da população e artistas locais, o "Maior São João do Litoral do Brasil" tratá para Maceió 24 artistas de renome nacional, com cachês que devem passar de um total de R$ 6 milhões, entre eles Gusttavo Lima e Wesley Safadão.