Maceió

Prefeitura disponibiliza cadeiras anfíbias gratuitamente todos os dias

Ascom Semtur | 24/07/21 - 11h00
Ascom Semtur

Com intuito de oferecer uma ampla experiência de praia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, todos os dias da semana, cadeiras anfíbias, adaptadas para o banho de mar assistido. 

As cadeiras possuem facilidade de deslocamento na areia e capacidade de flutuação na água. Para solicitar o empréstimo é necessário agendar com o coordenador do projeto, João de Barros, pelo número (82) 99102-4596. O tempo de permanência com o equipamento é de até sete dias.

Uma das beneficiadas por esse serviço é a maceioense Maria Laura, que possui paralisia cerebral. Ela tem aproveitando as praias da capital por meio das cadeiras anfíbias, que são solicitadas pelo pai, Enes Santiago, sempre nos fins de semana.

“Minha filha tem mais qualidade de vida depois que descobrimos essas cadeiras. Sou baiano, moro em Maceió, mas viajo pelo Brasil inteiro e ainda não tinha visto uma iniciativa de inclusão tão bacana. Maria Laura ama o mar e poder proporcionar mais autonomia a ela tem sido muito gratificante”, destacou o pai. 

O equipamento faz parte de um projeto de inclusão da Prefeitura de Maceió, o “Praia Acessível”, que contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis na orla de Maceió voltadas para este público. Devido à pandemia, as ações do projeto foram suspensas, mas devem retornar no próximo mês.

”Estamos estudando a possibilidade da volta das atividades já para o próximo mês, em agosto, de forma gradual e adotando todos os cuidados sanitários necessários para a segurança de todos os participantes”, ressaltou o secretário adjunto de Esporte, Thales Novaes.