Maceió

Prefeitura e Braskem se reúnem e discutem ações coletivas da mineradora

Secom Maceió | 19/02/20 - 13h06
Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió se reuniu com representantes da Braskem S.A., na manhã desta quarta-feira (19), na sede da Prefeitura, em Jaraguá, para discutir as ações coletivas que estão sendo executadas pela empresa nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, afetados por rachaduras decorrentes da extração de sal-gema pela mineradora e apontados como áreas de risco pelo laudo técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o secretário de Governo, Eduardo Canuto, a reunião foi importante para que a Prefeitura tivesse um panorama geral das ações que estão sendo desenvolvidas pela Braskem. “A reunião foi provocada pela necessidade de discutirmos as ações coletivas, já que há no acordo firmado entre a Braskem e os órgãos de controle e Ministério Público, um cronograma definindo ações. Há uma atuação importante na questão da recuperação de espaços para os alunos que foram prejudicados, a mineradora está fazendo o processo de aluguel para que a gente possa transferir os alunos”, pontuou.

Ele destacou ainda que a função da Prefeitura é o acompanhamento da execução deste cronograma para garantir o resguardo da população. “Os secretários municipais vieram aqui passar como as secretarias estão atuando no monitoramento e acompanhamento do processo e a mineradora Braskem apontou para a gente quais são as ações que estão sendo realizadas, como os cadastramentos, os aluguéis sociais, as transferências e as evacuações dos moradores. Uma reunião extremamente proveitosa e que nos deu a sensação de que tudo está acontecendo dentro do que foi acordado.”