Maceió

Prefeitura entrega novo espaço de lazer e eventos em Jaraguá

Redação | 13/11/20 - 15h59

O histórico bairro de Jaraguá conta com um novo espaço de lazer e eventos. O local onde antes funcionava a balança do peixe se transformou na Praça Arquiteto Alex Barbosa, que foi inaugurada pelo prefeito Rui Palmeira, na noite dessa quinta-feira (12). A obra foi executada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra). 

“Fico muito feliz de inaugurar mais uma área de lazer em Maceió. No espaço onde era a antiga Favela do Jaraguá, agora temos, no primeiro trecho, o Centro Pesqueiro e a Praça Alex Barbosa. Uma bela área para prática de esporte e lazer, de convivência e contemplação do nosso mar. Além disso, homenageamos um ícone da arquitetura alagoana”, comentou o prefeito Rui Palmeira. 

A obra faz parte das ações de revitalização do espaço que era ocupado pela antiga favela de Jaraguá. O local ganhou, além da praça, um caminho na rua lateral.  Quem passar também vai poder apreciar a bela vista da Praia da Avenida. O projeto incluiu a instalação de parque infantil sustentável feito de madeira em espaço de areia, equipamentos para atividades físicas, construção de calçada e meio-fio, bancos, além de iluminação em LED, instalada pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (SIMA). O local também recebeu jardinagem e arborização, com o plantio de exemplares arbóreos e ornamentais, e uma área para eventos culturais.

Com o nome aprovado pela Câmara dos Vereadores, a praça homenageia o arquiteto alagoano Alex Barbosa, falecido em agosto de 2019, que foi responsável por projetar obras como o Memorial à República, no bairro do Jaraguá, e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. O arquiteto iniciou seus estudos em Buenos Aires, na Argentina, mas concluiu sua formação no Brasil, na Pontifícia Universidade de Santa Úrsula, no Rio Grande do Sul. Em seu trabalho, havia influências de nomes como Oscar Niemeyer, Burle Marx e Sérgio Bernardes.