Maceió

Prefeitura leva obras de infraestrutura para o Cambuci

Assessoria | 13/12/18 - 14h45
Rui Palmeira e o secretário de Infraestrutura, Ib Brêda, vistoriaram obras no Cambuci. | Marco Antônio / Secom Maceió

Durante mais de 30 anos, os moradores do Conjunto Leda Collor de Mello, mais conhecido como Cambuci, no bairro de Antares, conviveram com as dificuldades de ruas sem asfalto. Poeira, lama, dificuldade de locomoção de carros e pedestres estão entre os problemas que vêm sendo resolvidos pela Prefeitura de Maceió.

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira acompanharam os trabalhos executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Atualmente, mais sete ruas do conjunto estão recebendo pavimentação com o investimento de cerca de R$450 mil.

“Há dois anos, pavimentamos parte das ruas Cambuci. Agora estamos fazendo mais sete, e há o compromisso nosso de fazer mais duas, totalizando nove ruas pavimentadas. Queremos deixar o Cambuci com mais qualidade de vida para a população”, disse Rui Palmeira.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, conversou com os moradores e destacou o impacto que as obras trazem para a população. “Sempre quando você leva uma obra de pavimentação, leva também autoestima para a população, comodidade aos pedestres e a quem transita com veículos. Aqui, no Cambuci, já foram feitas diversas ruas ao longo do mandato e agora voltamos para fazer mais ruas. Já nos comprometemos a voltar no início de 2019, então o trabalho no Antares será permanente até o termino da gestão”, disse o gestor.


Vice-prefeito Marcelo Palmeira ouviu a comunidade durante vistoria de obras no Cambuci. Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

No local, as ruas foram niveladas, imprimadas e estão recebendo o asfalto. “A obra é de grande importância para a comunidade que vivia na lama e na poeira, dificultando o acesso de carros e para táxis deixarem alguém nessa região. Verificamos que outras duas também necessitam desse trabalho que já foi autorizado pelo prefeito e será feito. O investimento é na ordem de 450 mil reais e já está transformando a vida de quem mora nessa localidade”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Ib Brêda.

Para o ambulante José Ilío, a obra, que ainda não foi finalizada, já faz a diferença no conjunto. “Para mim vai melhorar bastante. Vendo tomate, cebola e umas verdurinhas. Antes, quando era no barro, era muita lama, mas já melhorou”, disse.


Ruas do Cambuci são pavimentadas. Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

A vendedora Célia Barbosa, também comemora o trabalho da Prefeitura. “Estou achando a obra muito boa, porque a rua estava muito desarrumada, bagunçada. Agora está tudo ficando maravilhoso. Vai trazer muitas coisas boas para os moradores. Vou passar o natal com tudo arrumado”, enfatizou.

Bairro Verde

Recentemente, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), realizou a terceira edição do Projeto Bairro Verde no Cambuci. A iniciativa levou intervenções ambientais, paisagísticas e sustentáveis pensadas para promover a ampliação da arborização da capital.

Em um campo extenso de área verde, que sofria com o descarte irregular de lixo, foi criado um espaço infantil para piqueniques, instalados brinquedos produzidos com pneus, cercas de bambu e bancos rústicos. O Conjunto Cambuci também ganhou um Pomar Urbano, com o plantio de árvores frutíferas, nativas, ornamentais e mudas de plantas.

“Além de infraestrutura, pensamos em formas de dar mais vida para o conjunto. Com a intervenção, a ideia é que a comunidade abrace esse espaço e tome para si a responsabilidade de cuidar, zelar e fiscalizar para que nossa cidade continue arborizada e sustentável”, disse Rui Palmeira.