Maceió

Preocupada com números, Sesau faz ação para alertar sobre o suicídio

Assessoria | 07/09/19 - 18h37
Carla Cleto/Sesau

Os casos de suicídio têm chamado a atenção dos gestores de saúde em Alagoas, em função do crescimento de ocorrências envolvendo adolescentes, jovens e adultos. Diante desse quadro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, durante o “Setembro Amarelo”, ações para alertar a população sobre os riscos desse mal. A primeira acontece terça-feira (10), Dia Nacional da Prevenção do Suicídio, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, a partir das 9 horas.

Durante o evento haverá orientação sobre prevenção e os serviços de assistência nas unidades de saúde. A assessora técnica Valéria Maciel, da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, disse que serão distribuídos panfletos com informações sobre a saúde mental, com sinais de alerta do suicídio, como prevenir o ato e, ainda, o local onde é possível pedir ajuda.

“As pessoas que forem ao calçadão poderão ter acesso a serviços de verificação da pressão arterial, orientações sobre os cuidados com a saúde bucal e teste de glicemia. A ação contará, ainda, com a participação da Ronda no Bairro”, salientou Valéria Maciel.

As ações seguem nos dias 19 e 20, com o “Seminário Estadual sobre a Prevenção do Suicídio”. O evento, destinado aos profissionais de saúde, estudantes e a sociedade civil, vai ocorrer no auditório da Uncisal, no Trapiche.

Durante o evento, haverá palestras sobre Epidemiologia do Suicídio em Alagoas e a Pesquisa na Prevenção, Estratégias de Prevenção e Promoção da Vida, Prevenção do Suicídio e das Vulnerabilidades Frente às Políticas Transversais, Saúde no Sistema Prisional e a Arte de Ouvir e Cuidar.

A Sesau está dando apoio aos eventos que estão sendo realizados nos municípios alagoanos. E até o final deste mês, será distribuída nas unidades de saúde da capital e interior e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma cartilha com informações sobre o suicídio, sinais de alerta, prevenção e aonde buscar ajuda.

Suicídio

Valéria Maciel explicou que o suicídio é um fenômeno complexo, possui características diversas e peculiares com múltiplas determinações. Identificar os sinais de alerta, segundo a assessora técnica, é fundamental para ajudar e indicar os locais onde eles podem ser assistidos.

Segundo a técnica, é preciso ficar atento a alguns sinais que são emitidos pela pessoa, como depressão, pânico, ansiedade, estresse, entre outros. Enfatizou ainda que o desejo suicida não deve ser interpretado como uma simples ameaça ou chantagem emocional. Essas pessoas precisam de ajuda.

Em 2003 a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial de Saúde criaram o Dia Nacional da Prevenção do Suicídio, com a finalidade de prevenir o ato, através de estratégias viabilizadas pelos gestores públicos.