Política

Presidente do DEM AL, José Thomaz Nonô, defende mais representatividade feminina no campo político

Assessoria | 12/11/19 - 15h13 - Atualizado em 12/11/19 - 15h21
Fotos: Assessoria

Nesta terça-feira (12), o Democratas Alagoas reuniu, no Instituto Luiz Pedro, no bairro do Vergel, lideranças femininas para uma manhã de conversa sobre a participação da mulher na política. O evento, teve alguns momentos de descontração e além disso as mulheres tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do protagonismo social e político da mulher ao longo dos anos. 

O presidente do DEM Alagoas, José Thomaz Nonô, disse que a reunião teve fundamental importância para o fortalecimento da mulher no campo político. “Não  quer dizer que daqui tenhamos alguma prefeita ou vereadora, nós queremos que elas sejam militantes, que elas participem ativamente, seja de qual maneira for. É a mulher quem comanda o lar, ela sabe das dificuldades e a participação dela ainda é muito pequena”, disse Nonô. O presidente lamentou que a menor participação da mulher no campo político é no Brasil, apenas 9,8%.

“Precisamos mudar isso; a mulher precisa ter mais representatividade”, defendeu. 

A presidente do DEM Mulher, vereadora Simone Andrade, enfatizou a militância das mulheres e disse que para participar é preciso apenas ter vontade. “Esse encontro é muito importante, precisamos de mais momentos assim, onde possamos compartilhar experiências, nos fortalecer e buscar sempre mais espaço no meio político”, afirmou Simone. 

A anfitriã do evento, vereadora Aparecida, fez uma apresentação sobre a trajetória das mulheres e as conquistas em relação a política. “Vamos aumentar o número de mulheres guerreiras neste cenário; o Democratas está de portas abertas porque acredita no potencial da mulher, somos fortes e podemos muito”, ressaltou Aparecida. 

Como convidada, a Deputada Estadual, Cibele Moura (PSDB), disse que, embora seja de outro Partido, tem grande admiração pelo Democratas e acredita que o número de mulheres na política possa crescer com iniciativas assim. “O DEM está de parabéns pela iniciativa, reconhecendo o papel da mulher nesse processo de construção de uma sociedade melhor. É a mulher que leva o seu filho na escola, no médico, ela conhece a realidade; ninguém melhor e com mais propriedade pra falar sobre política do que a mulher”, salientou a deputada. 

Mais dois encontros com o público feminino acontece em Alagoas, sendo um dia 14 de dezembro, em Ipioca, e outro em São Miguel dos Campos, no dia 5 de dezembro. Já a edição Nacional desse encontro acontece em Alagoas no dia 7 de Dezembro.

Hoje, estima-se que 1.291 municípios brasileiros não possuam sequer uma vereadora, e outros 1.963 têm apenas uma mulher eleita para a Câmara Municipal. O projeto do DEM Nacional vai subsidiar as mulheres com informações sobre os desafios da vida pública, fornecer embasamento para melhor instrumentalizar suas campanhas eleitorais, e ampliar o conhecimento das participantes sobre a Legislação Eleitoral.

"