Saúde

Previsão é vacinar todos com mais de 40 anos até o fim deste mês em AL, diz Alexandre Ayres

João Victor Souza com Rádio Pajuçara FM Maceió | 24/06/21 - 13h00
Secretário Alexandre Ayres | Ascom Sesau

Com a chegada de mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19, e previsão de chegada de mais doses, Alagoas já caminha para atingir novas faixas etárias e projeta concluir a aplicação da primeira dose de pessoas com 40 anos ou mais até o fim deste mês de junho.

Nesta quinta-feira (24), feriado de São João, o governador Renan Filho (MDB) confirmou que o Estado vai começar a imunizar a população com 47, 46, 45 e 44 anos sem comorbidades. O avanço é consequência da chegada de 42 mil doses de Coronavac, 37.440 doses da Pfizer e 25.050 doses da Janssen, esta última que imuniza apenas com uma dose.

O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, disse, em entrevista ao programa Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara FM Maceió, que a previsão é de alcançar o público a partir de 40 anos até a próxima quarta-feira (30), pois Alagoas ainda deve receber novas doses na semana que vem.

"Nos possibilitou dar um avanço bem interessante nas faixas etárias, porque a Pfizer chega numa quantidade boa, com mais de 37 mil doses. A gente utiliza ela 100% como primeira dose, pois a próxima só daqui a três meses. E a Janssen, que recebemos pela primeira vez, com 25.050 doses, é uma vacina diferenciada por ser dose única. Já a Coronavac, serão 42 mil doses, mas precisamos reservar a segunda dose para daqui a 28 dias, então deveremos usar agora 21 mil doses", disse o secretário.

"Feita essa análise dos nossos técnicos, eles decidiram pelo avanço agora para quatro faixas etárias em idades simples, de 47 a 44 anos. Dentro da nossa previsão, da nossa perspectiva, até o fim do mês de junho a gente deve conseguir chegar ao final da faixa etária de 40 anos, pois já temos uma previsão de receber mais doses para semana que vem. Então acredito que até o fim do mês a gente vá atingir essa projeção de vacinar toda essa década dos quarentões", completou Alexandre Ayres.

Ayres havia anunciado na segunda-feira (21) que o Estado também trabalha com o prazo de outubro para vacinar toda a população. O secretário admitiu que o calendário pode ser antecipado, caso o Ministério da Saúde receba os imunizantes sem dificuldades nos próximos meses.

"Até outubro, espero que todos tenham tomado a primeira dose. Vamos trabalhar e torcer para que o Ministério da Saúde consiga destravar a chegada dessas doses para que a gente até erre o calendário e faça a imunização o quanto antes. Quanto mais rápido vacinarmos a população, mais rápido sairemos desse problema".

Por fim, o secretário de Saúde destacou a diminuição na taxa de ocupação de leitos, que ajudou na decisão do governo para maior flexibilização para o setor econômico em novo decreto, que entra em vigor a partir de amanhã (25).

"Os números vêm caindo em relação à ocupação hospitalar. Hoje, está abaixo de 80%. O trabalho segue sendo feito com coerência e transparência [...] O Boletim de hoje pela manhã mostra que há 76% de leitos para a Covid ocupados no Estado, e Maceió ainda está abaixo de 70%", concluiu.