Mercado de Trabalho

Profissionais e recrutadores estão mais confiantes com mercado

Valor Econômico | 13/03/19 - 17h14
Entrevista/Ilustração | Reprodução

Profissionais e recrutadores se mostram mais confiantes com os próximos meses do mercado de trabalho do que estiveram nos últimos 18 meses, segundo o Índice de Confiança da empresa de recrutamento Robert Half. 

A pesquisa consultou 1.161 pessoas, divididas igualmente entre profissionais de todo o Brasil com mais de 25 anos e ensino superior, empregados e desempregados, e responsáveis por recrutamento em empresas. As entrevistas foram conduzidas durante o mês de janeiro. 

O índice varia de 0 a 100, com 50 demarcando o limite entre pessimismo e otimismo, e mede a visão dos entrevistados sobre o momento atual do mercado de trabalho e a sua perspectiva para os próximos seis meses. Na primeira edição de 2019, a opinião sobre o mercado ficou com a nota 58,4, maior índice desde o início da pesquisa em julho de 2017 e três pontos acima da última edição, de novembro de 2018. 

O otimismo é maior entre profissionais empregados como temporários em projetos (62,1) e entre recrutadores (59, 4) do que entre os desempregados (58,4) e os profissionais empregados em cargos permanentes (57,3). 

Para Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, o resultado indica que profissionais com qualificação estão começando a ter mais acesso a oportunidades de emprego e que há mais interesse por parte das empresas a dar andamento a projetos que antes estavam paralisados.