Maceió

Projeto promove live para debater memória visual da tragédia da mineração em Maceió

Assessoria | 10/06/21 - 19h31
Josian Paulino

No próximo dia 11 de junho, o Projeto Ruptura (@projetorupturamcz) estará promovendo um encontro online, a partir das 20h, para debater a memória visual das áreas atingidas pela tragédia da mineração em Maceió. 

Com o tema "Fotografia e memória social dos bairros afetados por rachaduras em Maceió", a live marca o encontro de dois projetos que abordaram através da fotografia, o desastre que afetou quatro bairros da capital Alagoana.

Em janeiro de 2020, a exposição "Deslimites" trouxe para a galeria do Sesc Alagoas, um olhar sensível sobre as comunidades do Pinheiro e Mutange, quando seus moradores ainda estavam abandonando o seus lares.

Já no segundo semestre de 2020, com o Mutange evacuado, o Projeto Ruptura promoveu uma intervenção urbana no qual fotografias foram impressas e expostas em áreas públicas dos bairros de Bebedouro e Pinheiro, buscando provocar na população uma reflexão sobre o afundamento da cidade.

A live "Fotografia e memória social dos bairros afetados por rachaduras em Maceió", tem o apoio do Sesc Alagoas e contará com a presença de Fran Favero, artista visual catarinense e curadora da exposição "Deslimites", Fabiana Xavier, analista em artes visuais do Sesc Alagoas e também curadora do projeto "Deslimites", o fotógrafo alagoano Jorge Vieira, um dos idealizadores do projeto, e o fotógrafo Josian Paulino, que esteve presente nos dois projetos e é quem recebe os convidados no Instagram nesta sexta, às 20h.