Saúde
JHC anuncia que antigo Papódromo será um dos pontos de vacinação em Maceió
Maceió
Incêndio atinge prédio habitado por moradores de rua, em Maceió
Braskem realiza reunião com moradores da Zona H, recém-incluída no mapa de desocupação
Pagamento do Bolsa Família começou nesta segunda-feira; veja calendário para este ano
HGE passará a realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade em 10 dias
Prefeitura interdita bares por desobediência a decreto
Alagoas
Aeronaves do Grupamento Aéreo transportam vacinas para hospitais de Porto Calvo e Arapiraca
Vacinação: AMA recomenda que prefeitos sigam orientações do Ministério da Saúde
Alagoas tem 112.097 casos da Covid-19 e 2.638 óbitos
Após suspensão das nomeações, aprovados em concurso de Major Izidoro vão tomar posse
Ufal e Uncisal: vacina é importante para imunidade coletiva e volta à 'normalidade'
Carlinhos Maia diz que convite para vacina contra Covid-19 partiu do prefeito de Maceió; vídeo
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Comissão de delegados vai investigar morte de policial civil em Riacho Doce
Homem arromba pet shop na Jatiúca e leva três cachorrinhos irmãos; vídeo
Policial morto em tiroteio será sepultado nesta terça, em Murici
Sindpol-AL pede investigação de morte de policial civil em Riacho Doce; vídeos registraram tiroteio
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Gente Famosa
Karol Conká e Carla Diaz estarão no BBB21; veja lista de participantes
Cultura
Esquenta para posse de Biden: filmes e séries sobre vida na Casa Branca
Live sobre Folia de Reis abre programação do Museu do Pontal no Rio
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) fez uma visita institucional, nessa segunda-feira (13), às bases comunitárias de segurança da Polícia Militar localizadas no bairro do Vergel do Lago e no complexo do Benedito Bentes. O objetivo foi conferir a estrutura de cada uma das unidades para que o órgão ministerial possa atuar no sentido de cobrar melhorias para o melhor desempenho das atividades da PM.
A visita foi feita pelas promotoras de justiça Karla Padilha e Alexandra Beurlen, das 61ª e 11ª Promotorias de Justiça da capital, que atuam na defesa da segurança pública, com atribuições judiciais e extrajudiciais de controle externo da atividade policial, e na apuração de atos infracionais, de infrações administrativas e de atuação judicial em irregularidades relacionadas às entidades de atendimento.
A primeira fiscalização ocorreu na base comunitária instalada no Conjunto Carminha, que fica no Benedito Bentes. “Essa é uma região que nos preocupa bastante porque é do Benedito Bentes que vem a maior parte dos autores de atos infracionais em Maceió. Em sua grande maioria, são adolescentes que praticam roubos e tráfico de drogas. Ou seja, se temos uma Polícia Militar atuante, com boa relação com a comunidade e preparada para lidar com esse tipo de público, podemos ter a esperança de que os números negativos de ocorrência reduzam”, afirmou Alexandra Beurlen.
Durante todo o tempo, as promotoras de justiça foram acompanhadas pelo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Wagner Coutinho, e pelo chefe de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), major Iran Rêgo.
“Essa base comunitária evidencia a dedicação hercúlea de policiais que, sem a estrutura de trabalho necessária e com poucos homens, tentam manter uma aproximação com os moradores do bairro que, diga-se de passagem, enfrenta graves problemas estruturais de omissão estatal, como falta de escolas, de atividades esportivas e de lazer, ausência de aprendizagem profissionalizante e de oferta de empregos, além de uma grande carência nas áreas de assistência social e saúde”, detalhou Karla Padilha.
Vergel do Lago
Já a segunda unidade militar visitada foi a base comunitária do Vergel do Lago. Lá, as promotoras também conheceram as instalações do prédio e a realidade local da comunidade atendida pelo policiamento de proximidade.
As unidades visitadas fazem parte do 1º e 5º Batalhões da Polícia Militar de Alagoas e, em ambas as visitas, os comandantes das bases comunitárias apresentaram as atividades que são desenvolvidas pelas guarnições, além de terem, ainda, exposto os desafios enfrentados para desenvolver a filosofia de Polícia Comunitária.
“Sabemos que ainda há muito o que se fazer para assegurar que o Estado preste um serviço de segurança pública real e efetivo. Mas, finalizamos esse trabalho felizes porque percebemos que uma boa parceria está sendo estabelecida com a Polícia Militar. Estamos falando a mesma linguagem porque sabemos que a polícia comunitária é uma proposta de prevenção à prática de crimes e atos infracionais”, disse Alexandra Beurlen.