Maceió

Quarentena: coleta de lixo domiciliar aumenta 20% em Maceió

Secom Maceió | 08/04/20 - 15h08

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), registrou um aumento de 20% na coleta de resíduos domiciliares na segunda quinzena de março, referente ao período de distanciamento social. O aumento era esperado, em decorrência da permanência de grande parte da população em suas residências, acarretando no maior consumo de produtos.Além disso, com a permanência dos estabelecimentos comerciais fechados, como shoppings, bares e restaurantes, a população tende a fazer a própria alimentação em casa, seja através do modelo “pegue e leve” ou pelo serviço de delivery através de aplicativos, acarretando em mais produção de resíduo domiciliar.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres atenta para os impactos ambientais que são causados com esse aumento, como a diminuição da vida útil do Aterro Sanitário, além do impacto econômico, visto que também são elevados os custos para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

“Como a coleta seletiva está suspensa temporariamente, para proteção da saúde dos catadores, a população deve ser consciente e tentar descartar somente o necessário neste período. Em casa, o maceioense também pode colaborar com a realização da compostagem, pois cerca de 50% da composição dos resíduos domiciliares são orgânicos”, afirma o Gestor.

Outras medidas que o cidadão pode adotar para ajudar a redução desse impacto é o consumo consciente, o reaproveitamento de alimentos e reutilização embalagens, sempre que possível. Quando realizar pedido de refeições em aplicativos, o ideal é evitar a solicitação de utensílios – como talheres – e realizar o descarte adequado, que é ainda mais necessário neste momento de quarentena.