Maceió

Reunião de urgência no MPT deve definir situação de trabalhadores da Veleiro

Redação TNH1 | 17/01/20 - 12h29
Bruno Protasio/TV Pajuçara

O encontro entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e os representantes do Sinturb e do Sinttro, na manhã desta sexta-feira, 17, definiu que o Ministério Público do Trabalho (MPT) deve intermediar a situação entre a viação Veleiro e funcionários da empresa, que paralisaram as atividades por atrasos salariais. A informação foi confirmada pela SMTT através de nota à imprensa.

Uma parte dos funcionários da Veleiro está em greve em protesto pelo atraso nos pagamentos. Ontem, cerca de 60 ônibus da viação que atendiam 15 linhas em Maceió não deixaram a garagem. A decisão se repetiu nesta sexta.

O presidente do Sinttro, Sandro Régis, entendeu como positiva a reunião com a Prefeitura de Maceió e destacou a importância de resolver o impasse o mais breve possível. "Queremos segurança, não só para o trabalhador, mas para o usuário do transporte coletivo. Nós transportamos vidas, e a empresa não tem condições de estar em atividade", disse.

Ainda segundo ele, um dos pontos da discussão foi a manutenção do emprego dos funcionários mesmo em caso de encerramento de atividades da empresa. "Dá uma tranquilidade saber que não vamos perder nossos empregos, mesmo a Veleiro fechando as portas, pois os funcionários vivem uma situação difícil, justamente pelos atrasos de pagamento. Queremos que a prefeitura tome providências sobre a empresa, espero que abra um procedimento administrativo, pois está sem condições. Sem segurança, há sucateamento de peças...", completou.

De acordo com o comunicado da SMTT, um ofício será enviado ao MPT com a solicitação da reunião de urgência. A iniciativa partiu dos sindicatos, com a intenção de debater a manutenção dos empregos e os direitos trabalhistas.

Veja a nota na íntegra:

Sobre a reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (17), entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e os representantes do SINTURB e do SINTTRO, foi definido que o órgão encaminhará um ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitando uma reunião de urgência. A intermediação do encontro foi solicitada pelos sindicatos, com o objetivo de discutir a manutenção dos empregos e os direitos trabalhistas dos rodoviários da empresa Veleiro. 

A SMTT volta a reforçar que segue adotando todas as medidas cabíveis para preservar a integridade física dos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e garantir o direito de ir e vir dos passageiros. A Superintendência ressalta ainda que, durante a paralisação da empresa Veleiro, as linhas de ônibus estão sendo reforçadas para atender aos bairros que deveriam ser assistidos pela Veleiro.