Maceió

Reuniões com lideranças de bairros visam reativar Núcleos de Defesa Civil em Maceió

Assessoria | 21/07/21 - 23h59
Assessoria

A Defesa Civil de Maceió planeja reativar os Nudecs (Núcleos de Defesa Civil). Nesta quinta-feira (22), uma primeira reunião com representantes das áreas de risco do bairro do Jacintinho, parte de um calendário para identificar lideranças dos bairros aptas a participar da iniciativa.

De acordo com o diretor social da Defesa Civil de Maceió, Eugênio Dantas, essas lideranças são os elos mais confiáveis no combate a situações de risco monitoradas pelo órgão. “Nós buscamos identificar esses atores sociais na própria comunidade para que, de forma voluntária, possamos ouvir esses líderes sobre as questões suscitadas por eles em relação às próprias comunidades”, explicou Dantas.

Eugênio informou ainda que os Nudecs de Maceió estariam divididos em dez regiões, mas que o número núcleos instalados pode ser superior ao de áreas identificadas como existentes. “Há algumas áreas que são muito grandes, a exemplo do Benedito Bentes e do Jacintinho, e poderemos ter uma divisão para tornar o modelo mais eficiente”, disse.

Uma reunião semelhante ocorreu na semana passada na Escola Municipal Dom Helder Câmara, no bairro do Feitosa. “Já tivemos um encontro semelhante e teremos outros até o fim de agosto. Após esse primeiro contato, nós iremos ofertar um curso de formação para que essas pessoas se tornem multiplicadoras de ações de prevenção de risco. A qualificação também obedecerá a uma agenda e, até outubro, nós poderemos reativar os Nudecs em Maceió com a posse dos integrantes”, prevê Dantas.

A reunião está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (22), às 15h, na Escola municipal Kátia Pimentel Assunção, localizada na Rua Breno Cansanção, S/N, no bairro do Jacintinho.