Maceió

Rua Fechada vai ter fiscalização intensificada após confusão na orla

Redação TNH1 com TV Pajuçara | 28/08/19 - 20h18
Marco Antônio/Secom Maceió

Um encontro entre representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Polícia Militar, e de outras instituições, com a juíza titular da 28ª Vara Cível da Infância e da Juventude de Maceió, Fátima Pirauá, nesta quarta-feira, 28, determinou medidas de fiscalização para coibir a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes em áreas públicas da capital alagoana.

No último domingo, 25, vídeos que mostraram uma briga de galeras, na Rua Fechada, no bairro de Ponta Verde, foram compartilhados nas redes sociais. A situação pode estar associada ao consumo de bebidas.

A juíza Fátima Pirauá, em entrevista ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, na noite de hoje, afirmou que uma rede com vários órgãos vai trabalhar para manter o bem estar dos maceioenses que frequentam o local. A ação protetiva será iniciada neste domingo, 1º.

"Nós vamos conseguir uma boa parceria. Estamos com o Ministério Público, a Defensoria, a Polícia Militar, a Abrasel. Vamos chamar a Seprev, a Guarda Municipal a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social. Então todos nós temos que cuidar para que essas crianças e adolescentes se divirtam, o espaço é público, e eles têm direito dessa diversão. Mas que isso não interfira na ordem pública e no bem estar de todos", destacou Pirauá.

(Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)

"Há bebida alcoólica sendo comercializada ou dada, ou os meninos já levam a bebida para lá. E isso vai interferir no comportamento deles. Nós vamos, a partir de domingo, ter uma equipe de fiscalização da Vara da Infância, com agentes de proteção, acompanhados pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Seprev... É uma rede que vai funcionar para que a gente tenha essa beleza que nós temos e que todos, crianças, adultos e adolescentes, possam usufruir", continuou a juíza ao destacar a importância da Rua Fechada para os maceioenses.

Ainda segundo ela, as medidas orientativas não são repressivas. "É evidente que se um ato infracional for praticado será tomada todas as medidas. O Conselho Tutelar será chamado para participar, pois dependendo da situação, de riscos, os pais do menor serão responsabilizados", disse. 



O secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ênio Bolívar, informou que o ambulante que for flagrado comercializando bebidas alcoólicas para menores pode ser penalizado. “Os ambulantes serão fiscalizados. Eles não podem vender bebidas alcoólicas. Caso um seja flagrado, ele vai ter a permissão cassada, autuado em flagrante e passará por procedimento na polícia”, disse.

Bolívar reforçou que o comércio pode ser interditado em caso de ilegalidade. “A Prefeitura vem fazendo uma fiscalização contínua todos os domingos. A Rua Fechada é uma conquista dos maceioenses, ela consegue agregar adolescentes, pessoas de todas as idades, de todos os bairros”, confirmou o secretário. “Com a venda ou a distribuição de bebidas alcoólicas, ou qualquer substância, aos menores, o comércio pode ser interditado e o representante vai ser punido”, acrescentou.

Confusão

Uma confusão foi registrada na Rua Fechada, em Ponta Verde, no final da tarde desse domingo, 25, e policiais precisaram intervir com tiros para dispersar a multidão reunida em volta de duas garotas que se agrediam.

De acordo com o coordenador da equipe de Operações Litorâneas (Oplit), Alfredo Presser, os jovens envolvidos ainda não foram identificados, mas ele acredita que a briga se deu após o encontro de galeras rivais.

"Nós fomos lá e tivemos que usar spray de pimenta e efetuar disparos de borracha para dispersar a confusão, que era generalizada, por isso não conseguimos identificar os jovens, mas estamos usando os vídeos divulgados em redes sociais para tentar identificá-los", afirmou.

Ele diz que ainda não é possível associar o fato ao uso de drogas ou álcool, mas será feita uma investigação.