Maceió

Rui diz que UPA chega com 6 anos de atraso por desinteresse da gestão anterior

01/07/16 - 13h16
TNH1 / Erik Maia

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) inaugurou, nesta sexta-feira (01), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, em Maceió, acompanhado do governador Renan Filho (PMDB) e outras autoridades.

Palmeira destacou que a unidade é entregue ao maceioense com seis anos de atraso, porque, segundo afirmou em entrevista na solenidade de inauguração, não houve mobilização da gestão anterior da Prefeitura para conseguir o terreno para a construção.

“Essa UPA vem com seis anos de atraso porque a gestão que me antecedeu não conseguiu nem os terrenos. Quando nós assumimos, o Estado já tinha recebido o recurso [para a construção], em 2010, mas precisava dos terrenos. A Prefeitura [na gestão atual] doou esse e o terreno da UPA do Trapiche”, disse.

O prefeito também comentou a parceria com o Estado para a construção das UPAs, mesmo dentro do contexto de oposição política, em que ele, pré-candidato à reeleição concorre com Cícero Almeida (PMDB), que é apoiado pelo governador Renan Filho.

“Na questão política, quando há rivalidade e a população ganha, é positivo. Nesse caso, é a população que vai ganhar com esse equipamento. A UPA do Trapiche da Barra atende, em média, 500 pessoas por dia. Essa vai ser a mesma coisa”, afirmou.

O governador Renan Filho também falou sobre a inauguração nesse momento de campanha e declarou que não é hora de discutir “paternidade de obra”, mas de beneficiar a população.

Repasses

A administração da UPA vai ficar a cargo da União, com repasse mensal de 50% dos custos, Estado com 25% e Município com 25%. O valor para manutenção da unidade é de R$ 1,1 milhão por mês. A administração fica a cargo da Prefeitura.

De acordo com Rui Palmeira, o repasse para a UPA do Trapiche referente a maio ainda não foi depositado, conforme extrato apresentado pelo Município. O governador rebate. Em nota, a Sesau disse que segue repassando os 25% e ainda os 50% referentes ao repasse da União.

Para a administração da UPA do Benedito Bentes, os repasses ainda serão iniciados.