Maceió

Rui Palmeira lança Jogos do Desporto Educacional

Prefeito ressaltou que o Jode é mais um investimento para fortalecer o papel social do esporte na formação das crianças e adolescentes da capital

Secom Maceió | 12/03/20 - 16h06
Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira lançou, nesta quinta-feira (12), os Jogos do Desporto Educacional da Cidade de Maceió (Jode). O campeonato será realizado de 14 de maio a 14 de junho e contará com a participação de aproximadamente 2.500 atletas das redes pública e privada em 17 modalidades esportivas. O Jode é uma parceria entre as secretarias municipais de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Educação (Semed) e Governo (SMG), Federação Alagoana dos Esportes Educacionais (Faec) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu).

“Nós ficamos muito felizes em promover o Jode e tenho certeza que terá uma grande adesão das escolas municipais, estaduais e privadas. Os primeiros colocados das diversas modalidades terão a garantia de participação nos jogos estudantis brasileiros e nos jogos universitários brasileiros, com todos os custos bancados, então isso vai ser um estimulo para as crianças e os jovens participarem desses jogos, que a gente lança pela primeira vez na nossa cidade”, enfatizou Rui Palmeira.

O prefeito ressaltou que o Jode é mais um investimento para fortalecer o papel social do esporte na formação das crianças e adolescentes da capital.

“Temos feito o investimento levando novas quadras cobertas para as escolas, por exemplo.  No ano passado inauguramos quadras de muita qualidade e estamos executando mais duas para dotar as escolas da Rede Municipal de melhor estrutura e todas as quadras tem vestiários completos pensando no ensino integral”, acrescentou Rui Palmeira.

O secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, destacou a evolução que Maceió deu no esporte nos últimos anos. “Estamos organizando um evento inédito para Maceió. O Jode é muito importante porque envolve escolas públicas e privadas e mostra o olhar especial que tem sido dada ao esporte nos últimos anos. Além disso, seremos sede de diversos eventos esportivos internacionais. Além disso, retomamos o Conselho Municipal do Esporte e temos um Projeto de Lei para que os recursos oriundos de multas e notificações vá para um fundo e a Prefeitura possa, por meio de Chamadas Públicas, promova patrocínio aos nossos atletas”, detalhou.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse, considera o esporte um complemento para a formação escolar. “Maceió promover esse encontro entre as várias etapas de escolaridade, desde alunos da Educação Básica até a Educação Superior de instituições públicas e privadas, é muito especial. Todos unidos pela causa do esporte, que une e transforma vidas. O esporte é o complemento perfeito para a criançada, então é muito importante que a gente estimule a prática esportiva para que o jovem e a criança se desenvolva da melhor maneira possível”, destacou.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, pontuou a importância da realização do Jode. “Esse é um dos maiores eventos esportivos do estado de Alagoas, uma vez que abrange a Rede Municipal de Ensino e a Rede Estadual, além das universidades públicas e privadas. É uma oportunidade de fomentar o esporte, de trazer e motivar as crianças a praticarem as modalidades esportivas, não somente desenvolvendo e encontrando talentos no ambiente escolar, mas também disseminando os valores do esporte de respeito, fraternidade, união e coletividade entre seus pares”, disse.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) também participou do lançamento do projeto. No Jode Maceió, atletas escolares e universitários disputarão vagas em competições nacionais da Confederação Brasileira do Desporto Estudantil (CBDE), com 150 vagas, e da Confederação Federal de Desporto Universitário (CBDU), com 100 vagas.

O presidente da Federação Alagoana dos Esportes Educacionais (Faec) e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu), Irã Candido, explica como surgiu a proposta do Jode.   “A Semtel nos lançou a ideia de unificar as seletivas das diferentes modalidades em um campeonato único, que é o Jode Maceió e a proposta foi muito bem aceita, a coisa foi crescendo e agora estamos concretizando o lançamento do primeiro Jogos do Desporto Educacional da Cidade de Maceió”, disse.

Segundo a coordenadora de Desporto Escolar da Semed, Elaine Paccola, a Prefeitura de Maceió já desenvolvia um trabalho para incentivar os alunos, mas em uma escala menor. “Nós já realizamos jogos nas escolas, divididas em sete regiões administrativas e em categorias mirim e infantil, masculino e feminino. Os jogos aconteciam nos ginásios das próprias escolas e com os três primeiros de cada região, a gente fazia a final no Ginásio Tenente Madalena. Com o Jode, nossos alunos vão participar de um grande campeonato com todo mundo, alunos das escolas públicas e particulares e isso é muito importante para eles e para desenvolver ainda mais o interesse pelo esporte”, detalhou.

O estudante do 8º ano da Escola Municipal Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, Franklin Samuel, de 13 anos, está empolgado com os jogos. “É bom para a gente aprender mais e, quem sabe, sermos jogadores no futuro. Nós fazemos amizades com os alunos de outras turmas e escolas, será bom para gente tanto para agora como para o futuro”, afirmou.

As modalidades para o Jode Maceió da categoria escolar são natação, atletismo, judô, tae-kwon-do, xadrez, luta olímpica, wu-shu, tênis de mesa, badminton, basquete, ginástica artística, ginástica rítma, queimado, basquete 3×3, futsal, handebol, karatê, vôlei de praia, vôlei paradesporto e tiro com arco. Já na categoria universitário, as modalidades são futsal, basquete, basquete 3×3, vôlei, vôlei de praia e handebol.