Mundo

Rússia explica o que significam o Z e o V nos veículos com que invadiu a Ucrânia

Folhapress | 05/03/22 - 11h47
Reprodução / Twitter

Um dos pequenos mistérios militares da invasão russa da Ucrânia foi desfeito, ao menos parcialmente, nesta quarta-feira (2). O Ministério da Defesa russo publicou, em sua conta no Instagram, o que seriam as explicações para as letras Z e V, em alfabeto latino mesmo, pintadas nas carrocerias de todos os seus veículos militares no país vizinho.

A função em si é conhecida: evitar o fogo amigo, já que muito dos equipamentos, como tanques e caminhões, são iguais externamente aos operados pelos ucranianos: ambos países eram defendidos pelo mesmo Exército Vermelho até o ocaso soviético de 1991.

O Z, onipresente, é segundo a pasta Za pobedu (Pela vitória). E o V se encaixa em duas frases: Cila v pravde (Força está na verdade) e V zadatsa vipolnena (A tarefa será concluída).

O que não parece fazer sentido é as letras estarem em alfabeto latino, que não é usado na Ucrânia também, e o Z nem existe no cirílico adotado por ambos os países. Em tempo, VZ são as iniciais latinas de Volodimir Zelenski, o presidente da Ucrânia, o que vinha alimentando várias teorias sobre as letras.

Houve quem visse runas eslavas, outros o uso latino da palavra Zapad (Ocidente), aliás o nome do exercício quadrienal com forças russas e belarussas que por anos assombrou o Ocidente como um ensaio de invasão.

No mais, os militares de Kiev haviam divulgado sua interpretação para os círculos e triângulos de cada símbolo, associando-os a formações específicas das forças invasoras. Além disso, as Forças Armadas ucranianas identificaram outras letras, como o X (J, na transliteração para o português), que significaria tropas do líder tchetcheno Ramzan Kadirov.

Do lado ucraniano, justamente para evitar o fogo amigo, os defensores são identificados com fitas adesivas azuis ou amarelas, as cores nacionais, como braçadeiras. Na sujeira do chão desta guerra, todo soldado é cáqui esverdeado.