Maceió

Saneamento: BRK Ambiental Alagoas beneficiará 1,5 milhão de pessoas na grande Maceió

Ascom BRK | 01/06/21 - 13h19 - Atualizado em 01/06/21 - 13h31
Ascom BRK

A partir de julho, Alagoas acena para uma nova etapa de desenvolvimento com o início das operações da BRK Ambiental, uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil. Vencedora do leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió pelos próximos 35 anos, a gigante de saneamento vai beneficiar diretamente 1,5 milhão de pessoas, que terão acesso à água de qualidade, coleta e ao tratamento de esgoto.

As cidades alagoanas de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte passam a integrar o bloco de atuação da companhia junto a mais de outros cem municípios brasileiros. A empresa faz parte do grupo canadense Brookfield, que investe e administra ativos em mais de 30 países, e tem impacto direto na qualidade de vida de 16 milhões de pessoas em 13 estados brasileiros.

Com um investimento de R$ 2,6 bilhões, a BRK Ambiental Alagoas tem como principais metas a universalização dos serviços de água até 2027, o atendimento de 90% da população da região com sistema de esgotamento sanitário até 2037 e a redução da perda de água para, no máximo, 25% em 20 anos. Já nos primeiros seis anos de atuação, a empresa vai investir R$ 2 bilhões no estado e a previsão é que 83% da população da região metropolitana tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto nos primeiros oito anos de operação.

Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho que será realizado pela BRK Ambiental, segundo dados oficiais do governo estadual relativos a 2020, apenas 27% da população da região contemplada pela concessão tem acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. Além disso, o índice de desperdício da água produzida chega a 59% – ou seja, mais da metade da água tratada é perdida antes de chegar ao consumo final. A significativa redução desse indicador, uma das principais metas da empresa, é assegurada por uma infraestrutura moderna e equipamentos de ponta que permitem melhor gestão do fornecimento, mais eficiência operacional, controle e melhoria na qualidade da água entregue à população.

De acordo com o diretor presidente da BRK Ambiental Alagoas, Fernando Mangabeira, a atuação da empresa na grande Maceió tem como prioridade a qualidade e eficiência do serviço prestado. “Nosso compromisso é garantir o acesso da população aos sistemas de água e esgoto, promovendo melhorias que vão qualificar a operação, a entrega dos serviços e o atendimento aos clientes. Com esse trabalho, contribuiremos para transformar a realidade dos alagoanos, já que os efeitos do saneamento básico têm impacto direto no desenvolvimento socioeconômico, principalmente em áreas essenciais como saúde e educação. Neste momento em que vivemos uma crise sanitária, é fundamental pensar no saneamento como grande impulsionador da recuperação econômica”, destacou.

Além de melhorias operacionais, como automação de sensores de nível dos reservatórios e das principais estações elevatórias e limpeza e manutenção de toda a rede de água e esgoto, a BRK também vai fortalecer o atendimento ao cliente. Serão disponibilizados canais digitais, 0800 funcionando 24 horas, facilidades para o pagamento da fatura (uso de cartão de crédito e até cashback com o PicPay), lojas físicas em todas as cidades contempladas pela concessão e atendimento nas Centrais Já! da capital.

Operação assistida

Desde o mês de janeiro, a empresa está em operação assistida junto à Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal). Durante o período preparatório, a BRK Ambiental designou profissionais com ampla experiência na área de saneamento para acompanhar as rotinas operacionais e conhecer detalhadamente o funcionamento dos sistemas de água e esgoto de toda a região.

Conforme acordado quando da assinatura do contrato, além de mapear toda a estrutura das redes com o máximo possível de detalhes ao longo de 180 dias, a BRK também ficou responsável por apresentar os planos de atendimento, investimento e operação ao Governo do Estado, à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e à Casal, que passará a fornecer a água tratada para a empresa.

Como será a atuação da BRK Ambiental e da Casal?

Com a chegada da BRK em Alagoas, a Casal não deixará de existir. A companhia continua como uma estatal e passará a vender água tratada para a nova concessionária, que assumirá os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Maceió, com algumas particularidades entre as cidades.

A BRK Ambiental comprará a água tratada da Casal em dez dos 13 municípios contemplados pela concessão, ou seja, a companhia fará a coleta e o tratamento da água que será distribuída pela BRK. Somente nas cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro todas as etapas do abastecimento de água serão de responsabilidade da BRK, assim como o esgotamento sanitário em todos os 13 municípios.

Na capital, entretanto, o esgoto de alguns bairros da parte alta de Maceió (Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Antares, Santa Lúcia e Benedito Bentes) ficará a cargo da Sanama, que já atua na região por meio de parceria público privada firmada com a Casal. As demais regiões de Maceió contarão com o esgotamento sanitário operado pela BRK Ambiental.

Empregos

A BRK Ambiental chega a Alagoas com estimativa de gerar cerca de 500 empregos diretos e mais de 1,5 mil indiretos na Região Metropolitana de Maceió neste primeiro momento. Desde a abertura do processo de seleção, em fevereiro, a unidade recebeu mais de 18 mil currículos para as mais diversas áreas de atuação nos setores administrativo, técnico e operacional. As admissões acontecem em meio a um cenário de crise econômica e elevada taxa de desemprego no país.

O processo seletivo para a contratação direta dos funcionários está em andamento e é realizado pela equipe da BRK Ambiental em parceria com a empresa Recruitment.

As vagas estão disponíveis para acesso no endereço www.recruitment.com.br/vagas/. Novas oportunidades serão anunciadas até julho.