Maceió

Santa Lúcia: moradores protestam contra a Prefeitura de Maceió e cobram pavimentação e saneamento

Theo Chaves | 26/05/22 - 18h52
Os problemas sofridos pelos moradores aumentaram em meio às fortes chuvas que atingem Maceió | Foto: Cortesia ao TNH1

Moradores do bairro Santa Lúcia, na parte alta de Maceió, fecharam a Avenida Manoel Afonso de Melo, na tarde desta quinta-feira, 26, para reivindicar pavimentação e saneamento básico de ruas do bairro, prometidos pela Prefeitura de Maceió, por meio do programa Revitaliza Maceió. Segundo relatos dos manifestantes, a divulgação dos serviços no bairro aconteceu no final do ano passado e a Prefeitura de Maceió prometia o início das obras ainda para o primeiro bimestre de 2022.

Em entrevista ao TNH1, Djavan Amadeus Costa da Silva, morador do bairro, disse que os protestos estão acontecendo após a Prefeitura de Masceió anunciar o " São João de Milhões", que terá um custo superior a R$ 6 milhões somente com as atrações nacionais.

" Estamos esperando desde o ano passado essa obra sair. O prefeito JHC esteve aqui, fez o lançamento da obra, mas até agora não fizeram nada. Além disso, quando ligamos eles falam que teremos que esperar passar as chuvas. Eles acabaram de anunciar um São João que custará mais e 6 milhões aos cofres públicos, porém, não querem fazer uma obra de melhoria aqui no nosso bairro", justificou.

O prefeito esteve no lançamento do projeto que aconteceu em 2021
O prefeito esteve no lançamento do projeto que aconteceu em 2021

Indignado com a situação, Djvan Amadeus ainda relatou os problemas sofridos pelos moradores da localidade aumentaram durantes às fortes chuvas que atingiram diversos bairros da capital alagoana.

"Não temos ruas pavimentadas, nem obras de saneamento básico. Estamos sofrendo as consequências principalmente agora, nesta quadra chuvosa. Eles disseram que temos que esperar o período chuvoso passar, porém o São João deve acontecer mesmo com chuva, né", disse, ao afirmar que um dos motivos do protesto é a falta de retorno da Prefeitura aos apelos dos moradores.  "Eles deixaram de nos dar satisfação e não estão cumprindo com o prazo, que era de 90 dias", afirmou.

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió e aguarda o posicionamento do município para incluir na matéria. O protesto foi encerrado no início da noite.

O São João de Milhões -  Anunciado como "o maior São João do Brasil", com mais de 70 atrações, as festas juninas da capital alagoana empolgaram os mais festeiros, mas preocupam quando se pensa no bolso do contribuinte da 4º capital mais desigual do país, segundo o IBGE, índice "conquistado" recentemente, quando Maceió saltou da 19ª posição em 2019 para o atual posto no ranking. Somente as 24 atrações nacionais - que incluem megaestrelas como Wesley Safadão, Luan Santana e Ludmilla - devem custar aproximadamente R$ 6 milhões aos cofres públicos. O levantamento do TNH1 toma como base o valor médio cobrado pelos artistas em apresentações em 2021. Ou seja, considerando o aumento de cachês no pós-pandemia, acrescido do habitual inflacionamento em período de festas juninas, essa cifra certamente é ainda bem maior. 

O levantamento levou em consideração que o valor final acordado entre contratante e artista poderá apresentar diferentes preços para cada contrato específico, porém a maioria dos artistas apresentou um cachê fixado para diferentes tipos de eventos. Lembrando também que as cifras cobradas pelos artistas ou bandas podem variar de acordo com o mês, data e região onde acontecerão as apresentações.