Maceió

Saúde promove encontro da Rede de Atenção Psicossocial

03/09/19 - 19h29
Secom Maceió

Para aperfeiçoar os serviços de assistência à saúde mental dos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a partir desta terça-feira (3) o I Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Maceió. O evento, que vai até esta quarta-feira (4), está sendo realizado no auditório do Campus 4 do Cesmac, no bairro Farol.

Com o tema “Saúde Mental e Redução de Danos: radicalizando o cuidado no território”, o objetivo do encontro é organizar a Rede de Atenção Psicossocial para propor e articular respostas à assistência dos usuários além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), chamando para o diálogo outros setores da Saúde, Educação, Assistência Social e Trabalho.

Para Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial do Município, é uma enorme satisfação promover esse encontro. “É uma grande alegria como profissional da Secretaria de Saúde de Maceió promover esse momento, que serve para construirmos a nossa tão sonhada rede de atenção psicossocial, pois sozinhos não conseguimos fazer nada. Temos que contar com esses parceiros tão comprometidos na melhoria da assistência aos usuários”, comemora.

“Esse é um trabalho intersetorial. Contamos com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Assistência Social (Semas), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e de Esporte, Lazer e Turismo (Semtel), além do Consultório na Rua, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Unidades de Referência dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Residências Terapêuticas, que fazem parte da nossa Rede de Atenção Psicossocial”, completa Izolda Dias.

Atividades do Encontro

A abertura do encontro contou com uma emocionante apresentação do coral formado por pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noraci Pedrosa, localizado no Jacintinho. Com o auxílio de um maestro, que já desempenha atividades regulares com esses usuários, foram apresentadas músicas como “É preciso saber viver” (Roberto Carlos), “Balada do Louco” (Os Mutantes) e uma paródia feita por eles sobre os cuidados humanizados prestados pelos serviços no Município.

Além da apresentação do coral e da mesa de abertura, neste primeiro dia de encontro começam as oficinas onde serão construídos os protocolos de atuação com os usuários, divididos em três áreas: “Cuidados com o transtorno”, “Transtorno infanto juvenil” e “Uso de álcool e outras drogas”. Na tarde da quarta-feira (04), serão apresentados os resultados dessas oficinas, de forma que a partir das sugestões dos profissionais seja construído o cuidado aos usuários.

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora de Atenção à Saúde do Município, Nara Albuquerque e de representante dos usuários atendidos pelos serviços de saúde mental, do Conselho Municipal de Saúde, da Supervisão Estadual de Atenção Psicossocial da Sesau, do Conselho Municipal de Políticas e Ações sobre Drogas e do Programa Justiça Presente, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).