Educação

Se Liga no Ideb!: projeto de apoio pedagógico engajou mais de 7 mil alunos de Maceió

Secom Maceió | 02/01/24 - 11h15
Ascom Semed

Com o engajamento dos profissionais e de milhares de estudantes, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) concluiu, em novembro, a aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), cujas médias de desempenho compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas escolas da rede pública municipal. Ao todo, 7.409 estudantes participaram da avaliação nacional, sendo 6.111 alunos dos 5° anos e 1.298 dos 9° anos, distribuídos em 91 unidades escolares.

A aplicação das provas foi a culminância do inovador projeto Se Liga no Ideb!, lançado oficialmente este ano, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, e por meio do qual, nos meses anteriores à aplicação das provas, a Prefeitura de Maceió realizou ações estruturantes voltadas aos eixos: Mobilização de profissionais e estudantes; Avaliação diagnóstica da aprendizagem; Formação Continuada de professores e gestores escolares e Organização e desenvolvimento de atividades pedagógicas de intervenção.

O projeto foi desenvolvido pela Semed com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e de parceiros como o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). As ações do Se Liga no Ideb! ocorreram em dezenas de escolas, onde os alunos participaram de atividades lúdicas, educativas e premiações, além de dezenas de ativações e quizzes,  apresentações de dança, batalha de Tik Tok e outras dinâmicas, visando engajá-los para melhoria do desempenho educacional.

Paralelamente às ações nas escolas, a Semed realizou quatro aulões preparatórios, aos sábados, em setembro e outubro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As aulas voltadas para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática foram ministradas por professores com abordagens dinâmicas e resoluções de questões do exame. Os alunos também receberam lanche e participaram de momentos de recreação, jogos, prática de esportes e diversas atividades divertidas e pedagógicas.

Arena e estímulo

Ainda dentro do projeto Se Liga no Ideb!, em agosto, a Arena Pajugamer (organizada pelo PSCOM) preparou, incentivou e mobilizou estudantes dos 5° e 9° anos da rede municipal de ensino, que estudaram brincando para as provas do Saeb. O primeiro colocado na Arena, Bruno Henrique, da Escola Jaime Miranda, ganhou um notebook; e a segunda colocada, Ana Beatriz, da Escola Higino Belo, recebeu um fone de ouvido. Todos os outros estudantes receberam medalhas pela participação.

Jó Pereira, secretária de Educação de Maceió, ressaltou a importância do projeto nas vidas escolares dos alunos envolvidos. “O melhor caminho de estimular a busca pelo conhecimento, o gosto pelo aprender, é avançando na busca da eficácia da educação de qualidade, tecnológica e transformadora, e assim atender todas as nossas crianças e adolescentes, estruturando os ambientes escolares nesse sentido, uma vez que nossos alunos estão cada vez mais conectados”.

“Assim como eu, o prefeito de Maceió, JHC, entende que educação é prioridade e sempre trabalhou no sentido de estimular e valorizar os estudantes e também os profissionais da rede de ensino. Agradecemos ao prefeito pelo apoio em todas as ações que temos desenvolvido e, no caso específico desse projeto, o Se Liga no Ideb!, agradecemos também aos parceiros, a exemplo do PSCOM”, concluiu a gestora.