Maceió

Secretário de Saúde visita instalações da nova Rede de Frio

Secom Maceió | 19/03/19 - 10h56
Assessoria

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, visitou na última sexta-feira (15) as novas instalações da Rede de Frio, no Pam Salgadinho. O local é utilizado para manter e distribuir vacinas em temperaturas adequadas e tem como principal objetivo garantir qualidade aos imunobiológicos armazenados para que eles preservem sua característica inicial, a imunização.

Segundo o gestor da pasta, José Thomaz Nonô, a Rede de Frio vinha funcionando de forma precária dentro do prédio sede da SMS. “A sala era úmida, apertada e quando era época de campanha de vacinação tinha grande circulação de pessoas. Por isso, resolvemos deslocar as instalações de forma provisória para o Pam Salgadinho, enquanto o prédio novo e adequado às necessidades não é construído”, explica.

“Por hora, a Rede de Frio está muito bem servida aqui, com um local mais adequado não perderemos vacinas, pois contamos com uma estrutura dupla de ar-condicionado, onde eles funcionam em dias alternados para que em qualquer queda de energia eles possam se manter aptos para operar”, completa Nonô.

De acordo com Karine Cavalcante, Diretora Geral de Administração da SMS, a licitação para a construção do novo prédio está em fase de finalização. “Enquanto a licitação não é finalizada, fizemos as adaptações necessárias no Pam Salgadinho para abrigar o setor, que agoa trabalha de forma muito mais confortável”, destaca. O novo local deve ficar nas imediações do bairro Clima Bom.

As obras de adaptação custaram R$ 25 mil reais de cursos próprios e foram realizadas pela própria equipe de Serviços Gerais da SMS.

A Rede de Frio

A Rede de Frio consiste no processo de recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte de imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização (PNI), instituído em 1973, que busca preservar todas as condições adequadas de refrigeração, garantindo assim sua conservação, desde o momento de sua produção até sua utilização.

A Rede de Frio Municipal que armazena em suas câmaras frigoríficas cerca de 30 mil doses de vacina que serão distribuídas nas unidades de saúde de Maceió. A Rede conta ainda com uma equipe móvel que realiza o transporte de vacinas para comunidades carentes, para empresas e escolas. Que além de realizar a entrega das vacinas, disponibiliza também soro fisiológico, semanalmente.

No processo de refrigeração da SMS, existem geladeiras e freezers, com tabelas e termômetros para controlar a quantidade e a temperatura das vacinas armazenadas, respectivamente. Esse processo permite o acompanhamento constante da perda ou ganho de calor.