Maceió

Secretário Thomaz Nonô visita unidade de saúde da Grota do Arroz

11/10/19 - 19h20
Secretário visitou USF São Francisco de Paula, que fica na Grota do Arroz | Divulgação/Ascom SMS

Há dois meses os moradores da Grota do Arroz contam com uma unidade de saúde reformada, mais ampla e com acessibilidade. E para ver de perto os resultados da reforma que beneficia os usuários do SUS de Maceió, o secretário municipal de saúde José Thomaz Nonô visitou, na manhã desta sexta-feira (11), a Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula, em Cruz das Almas.

As melhorias na estrutura são destacadas pelos próprios usuários. “Eu gosto muito daqui, porque tem dentista, tem a médica e o atendimento é bom. As instalações estão muito boas, tem ar condicionado e eu não tenho o que reclamar”, destaca Jaqueline dos Santos, moradora da Grota do Arroz.

De acordo com Marcele Bulhões, gerente da unidade, a melhoria levou mais qualidade no atendimento dos usuários e mais segurança também para os servidores. “Não tínhamos, principalmente, o banheiro para pessoas com deficiência. Então, nesse momento, conseguimos realmente acessibilidade para essas pessoas. E essa reforma foi de grande importância para todos que frequentam a unidade”, disse.

Thomaz Nonô frisou a atenção e esforços que a Secretaria vem empregando na reforma das unidade, com o intuito de servir melhor à população de Maceió. “A reforma das Unidades de Saúde tem sido uma constante nessa gestão, porque é algo que proporciona conforto e dignidade no atendimento daqueles que vem em busca dos serviços ofertados pelo SUS”, afirmou.

Manutenção predial

Os reparos foram feitos com recursos próprios e pela equipe de Serviços Gerais da SMS, o que aumentou a quantidade de consultórios, banheiros com acessibilidade, pintura, melhoria na parte elétrica, instalação de ar condicionado, reforma da fachada, revestimento de cerâmica e cobertura de piso.

“De 2016 pra cá foram 23 unidades de saúde reformadas pela própria equipe de serviços gerais, por meio de recursos próprios. Então, a gente vem trabalhando com todo material que é licitado e atendemos as unidades que precisam de uma pequena reforma, já que somos uma equipe de manutenção e fazemos esse serviço”, explica a diretora de Gestão Administrativa, Karine de Andrade.

A intenção é ofertar uma prestação de serviço eficiente e de qualidade aos usuários, com uma estrutura física digna e segura. “A equipe auxilia nessas demandas, porque a saúde não pode parar, por isso fazemos esse trabalho diferenciado. Nós também trabalhamos com recuperação dos móveis, aproveitando o máximo. E assim a gente vem equipando as unidades e trazendo de volta o que eles precisam, o acolhimento e o bem-estar, tanto para a população, como para os funcionários”, completa a diretora.