Maceió

Secretário Thomaz Nonô visita unidades de saúde e Mercado de Bebedouro

Secom Maceió | 31/08/19 - 07h20
Secretário visitou unidades de saúde nesta sexta-feira (30) | Ascom SMS

Com o objetivo de vistoriar a antiga estrutura do PAM Bebedouro e as instalações da Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio de Pádua, no Jardim Petrópolis, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, visitou as duas unidades na manhã desta sexta-feira (30) e conversou com profissionais e usuários.

No primeiro momento, acompanhado de gestores da Administração, Engenharia e Atenção à Saúde da SMS, o secretário foi à antiga sede do PAM Bebedouro para verificar situação do prédio. A unidade foi desocupada recentemente e toda a estrutura foi transferida para a UBS do Jardim Petrópolis, visando resguardar profissionais e usuários e ofertar atendimento de qualidade em um local adequado.

“Nós já havíamos constatado que aqui não tinha mais condições de abrigar um posto de saúde. Continuamos buscando uma solução para atender a comunidade mais de perto, mas enquanto o local adequado não é encontrado, o atendimento não pode ficar comprometido”, destaca Nonô.

Nara Albuquerque, diretora de Atenção à Saúde, explica que a decisão foi tomada para evitar que o atendimento ficasse comprometido para os moradores da comunidade.

“Como não estava nos parâmetros do Ministério da Saúde, poderíamos ser penalizados por conta da estrutura. O atendimento não era o ideal e os funcionários estavam insatisfeitos com as acomodações. A três km estava sendo entregue uma unidade de porte 3, que atende ao que é exigido pelo Ministério, e essa foi a melhor solução para que a comunidade não perdesse, já que ela segue sendo atendida, além da ampliação no atendimento aos moradores do Jardim Petrópolis”, detalhou.

Visita ao Mercado de Bebedouro

Na ocasião, o secretário visitou o mercado público do bairro, estrutura pertencente à Prefeitura de Maceió, e conversou com alguns comerciantes. Paulo Sérgio trabalha no local desde o mercado antigo, quando ainda acompanhava sua mãe. Para ele, é importante para a comunidade ver os gestores interessados na opinião e situação dos moradores.

“Eu acredito que as autoridades do Município e do Estado precisam vir e fazer como o secretário. Vir aqui, pessoalmente, pra sentir o que está acontecendo. É importantíssimo que ele venham e façam um trabalho em prol de toda a população”, relata o morador.

Nova unidade de saúde

Após a visita ao antigo PAM Bebedouro, o secretário conheceu as instalações da UBS Dr. Antônio de Pádua Cavalcante, no Jardim Petrópolis. A unidade já está em funcionamento e deve ser inaugurada oficialmente nos próximos dias. O posto recebeu parte da estrutura do PAM Bebedouro e atende a comunidade que já era atendida e a população do bairro em um local novo e com estrutura adequada.

“Aqui já é possível ver outra situação. Um posto novo, com servidores e usuários em segurança e atendimento de qualidade à população. Eu entendo que causa transtorno para os moradores do Bebedouro essa mudança, mas é preciso pontuar a melhora na estrutura e qualidade no atendimento. O nosso objetivo é atender da melhor forma possível”, acrescenta Nonô.

Unidade de Saúde de Jacarecica

Ainda no local, o secretário assinou a ordem de serviço para a obra de reforma da Unidade de Referência em Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos, localizada no bairro Jacarecica. Os serviços no local serão iniciados nos próximos dias.