Educação

Segundo dia de provas do Enem ocorre neste domingo (12); veja horários e o que levar

Claudinei Queiroz/FolhaPress | 11/11/23 - 13h54
Foto: Ilustrativa/Reprodução

Neste domingo (12) será realizado o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, para o qual se inscreveram mais de 3,9 milhões de estudantes em todo o país.

No primeiro dia houve abstenção de 28,1% e 4.293 eliminados, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Esses estudantes que se ausentaram no dia 5 podem fazer a segunda prova. E alguns ainda podem remarcar o primeiro exame, dependendo do caso.

Assim como no primeiro dia, todos os participantes precisam se atentar às exigências e aos horários para que consigam realizar a prova sem problemas e se concentrem apenas nas questões.

Nesse segundo dia serão aplicadas 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Veja, abaixo, as principais informações para o primeiro dia de prova.

  • QUAL É O HORÁRIO DA PROVA?

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 (horários de Brasília).

  • QUAL É O TEMPO DE PROVA?

No segundo domingo, a prova será das 13h30 às 18h30 (19h30 para participantes com tempo adicional e 20h30 para aqueles que farão a videoprova em libras).
Serão corrigidas somente as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.

  • QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?

Nos dias de provas serão aceitos documentos de identificação originais e com foto. A novidade este ano é que o Inep aceitará os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
São documentos impressos válidos:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; 
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados; 
- Carteira de Registro Nacional Migratório; 
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; 
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação.    

  • O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA?

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; Documento de identificação válido (físico ou digital); Cartão de confirmação de inscrição; Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).  

  • O QUE NÃO PODE LEVAR NO DIA DAS PROVAS?

Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:

Declaração de comparecimento impressa; Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos; Livros, manuais, impressos e anotações; Protetor auricular; Relógio de qualquer tipo; Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar; Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico; Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; Bebidas alcoólicas; Drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco; Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.  

  • PREJUDICADOS PELA DISTÂNCIA DOS LOCAIS DE PROVAS

Neste ano, cerca de 50 mil inscritos no Enem que foram alocados em locais a mais de 30 km das suas casas terão a oportunidade de fazer as provas em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro. Esses inscritos prejudicados deverão submeter seus pedidos para a análise na página do participante, onde haverá uma aba específica para isso.

O sistema passará a receber as informações na próxima segunda-feira (13) e o período vai até o dia 17.

  • O QUE É E COMO EMITIR A DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO

Algumas pessoas terão de faltar ao trabalho ou a outro compromisso para fazer a prova. Para não perderem o dia, elas têm a possibilidade de conseguir uma declaração de comparecimento do Enem, que serve como uma evidência oficial de que ele esteve presente no local durante a aplicação do exame.

Para isso, basta o estudante entrar na sua página do participante, via portal Gov.br, e imprimir a declaração de comparecimento, que contém informações como o nome do participante, CPF, número de inscrição, data e local da prova.

É importante saber que esse documento precisa ser levado no dia e dado para o aplicador do teste assinar quando for pedido. No entanto, antes de entrar na sala, a declaração precisa estar dentro do envelope porta-objetos fornecido. Caso contrário, o estudante pode até ser eliminado.

  • QUANDO SAIRÁ E ONDE VER O GABARITO?

O gabarito oficial das provas será divulgado no dia 24 de novembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep. A Folha, em parceria com o Objetivo, também publicará um gabarito extraoficial (veja aqui) quando a prova acabar.

  • QUANDO SAI O RESULTADO?

O resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.

O estudante também poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos 60 dias após a divulgação dos resultados.

O resultado para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante "treineiro" será divulgado 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados do Exame.