Alagoas

Semarh emite alerta para Defesa Civil após chuvas na madrugada em Maceió

Erik Maia, com TV Pajuçara | 22/05/19 - 07h56 - Atualizado em 22/05/19 - 08h01
Arquivo / Henrique Pereira

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu comunicado por conta do volume de chuva acumulada das últimas horas em Maceió. A Defesa Civil Municipal confirmou estar em alerta para situação dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, que sofrem com instabilidades no solo.

De acordo com o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, nas últimas 12 horas choveu em média 50 milímetros em Maceió, mas na região do Pinheiro, o volume ultrapassou os 62 milímetros durante esse período.

“Nós estamos tendo uma precaução maior por conta das áreas de encosta, e demais áreas de risco da cidade, mas também por conta da situação desses bairros [Pinheiro, Bebedouro e Mutange]. Já na manhã de hoje, emitimos um alerta e avisamos à Defesa Civil Municipal”, afirmou.

Ele explicou que a Sala de Alerta está atenta ao volume de chuva que pode ser suficiente para acionar o protocolo de evacuação desses bairros. “Nós vamos avisar se a chuva for de 30 milímetros em uma hora, ou acima de 70 mm em um período acumulado de 24 horas. Nós ainda não temos esse volume distribuído no dia, mas estamos perto disso e ainda deve chover hoje”, afirmou.

A meteorologia previa chuva para hoje, mas não no volume que foi registrado. “Esse volume é resultado de uma formação chuvosa no oceano, que intensificou o volume da chuva. Durante o dia, ela fica mais espaçada, mas até a noite de hoje o volume acumulado pode ultrapassar os 70 mm”, concluiu.

A Defesa Civil de Maceió informou que, diante do volume de chuva registrado na madrugada na capital, a Prefeitura, por meio das secretarias de serviço, está em alerta para prestar assistência à população, sobretudo no bairro Pinheiro e demais áreas de risco.

Em relação ao Plano de Contingência, a Defesa Civil esclarece que a ativação das medidas previstas no documento - incluindo uma possível evacuação - será avaliada conjuntamente pelos órgãos responsáveis, caso o volume de chuva ultrapasse os 70  milímetros durante o dia. A Defesa Civil lembra que, para qualquer ocorrência, os números para atendimento à população são o 0800 030 6205 ou 193, do Corpo de Bombeiros.