Maceió

Semed inicia consulta de autodeclaração de saúde para planejar retorno às aulas

Secom Maceió | 03/07/20 - 18h32
Ana Dayse Dorea – Secretária de Educação Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação está preparando o protocolo de retorno às aulas, após o período de isolamento social . Para consolidar os dados sobre o atual quadro de lotação da Rede Municipal e planejar a volta às aulas presenciais foi encaminhado aos servidores um formulário de autodeclaração de saúde. O objetivo, segundo a gestora da pasta, Ana Dayse Dorea é mensurar o quantitativo de servidores para saber quem poderá retornar ao trabalho de forma presencial em segurança.

“Essa consulta se faz necessária para que a Educação consiga saber quem vai poder estar presente no retorno às aulas. Estamos planejando o nosso retorno, tem muita gente no grupo de risco. Como vamos saber se aquela escola vai retornar com todos os servidores?”, pontuou a secretária.

Os que não conseguirem retornar presencialmente, por fazer parte dos grupos de de risco, deverão permanecer no regime de teletrabalho.

A gestora ressalta ainda que se o estudo identificar carência no retorno presencial de alguns servidores, existe a possibilidade de chamar novos concursados (o último certame tem validade até 2021). “Caso seja preciso iremos viabilizar o impacto na folha de pagamento, mas isso já é uma prerrogativa a ser estudada, mediante as respostas da consulta de autodeclaração de saúde”, afirmou Ana Dayse.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoal da Semed, Isabel Senna, explicou que o formulário foi encaminhado para os servidores lotados na sede da Secretaria e para os que trabalham em unidades escolares, assim como os comissionados, conveniados, cedidos ou permutados. “Nossa proposta é identificar a real carência da Rede, as carências que ficarão na sede e principalmente nas escolas. Os servidores que se enquadrarem no grupo de risco permanecerão em teletrabalho, mas as carências precisam ser supridas, por isso estamos fazendo esse levantamento para que possamos dimensionar o quadro de lotação tendo em vista a continuidade do afastamento de alguns. Estamos na verdade nos antecipamos para planejar o retorno às aulas”, destacou.

Isabel lembra que o formulário de autodeclaração de saúde precisa ser enviado até o dia 7 de julho, já a declaração médica deve ser entregue até o dia 30 de julho. Ela observa ainda que a autodeclaração de saúde deve ser devidamente preenchida, acompanhada das respectivas declarações médicas, justificando a necessidade de afastamento do servidor enquanto perdurar o período de pandemia e em seguida, ser encaminhada para as unidades de lotação de cada servidor.