Brasil

Será enterrado hoje em Alagoas o último piloto de caça a lutar na II Guerra Mundial

John Buyers, oficial dos Estados Unidos, voou com pilotos brasileiros do 1° Grupo de Aviação de Caça

25/04/16 - 09h30 - Atualizado em 25/04/16 - 10h32

Um dia após o Dia da Aviação de Caça, data que celebra a participação do 1° Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Brasileira (FAB) se despede de John William Buyers. Ele era o último piloto ainda vivo e faleceu na manhã de sábado (23/4), aos 96 anos, no Hospital de Aeronáutica do Recife (HARF).

A missa de corpo presente acontece na capela da Base Aérea do Recife às 9 horas de segunda-feira (25/4). À tarde, o sepultamento acontecerá em um cemitério familiar em Maceió (AL).

Nascido em Juiz de Fora (MG), mas filho de norte-americanos, o John Buyers participou da Segunda Guerra Mundial como militar da Aviação do Exército dos Estados Unidos (USAAF). Por falar português fluentemente, foi designado para atuar como oficial de ligação entre o Comando dos EUA e o 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, entre 1944 e 1945.

Sua função seria apenas burocrática, mas ele foi voluntário para voar 21 missões de combate a bordo de caças P-47 Thunderbolt. Também pilotou um avião B-25 utilizado em missões de apoio. Após o conflito, já no posto de Major, veio morar no Brasil, onde trabalhou como piloto e também na indústria de cana de açúcar.

Mormente sua heróica participação na II Guerra Mundial junto ao 1º GAvCa da FAB, o Maj Buyers foi contemporâneo e parceiro de grandes personagens da história brasileira, como Alberto Santos Dumont - O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, o Marechal do Ar Eduardo Gomes, o idealizador da FAB e hoje seu Patrono. Também nos idos da Campanha da Itália, atuou junto à FEB, onde como Aviador conviveu e lutou junto com o Maj Av Nero Moura, hoje Brigadeiro e  Patrono da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.

Leia abaixo a entrevista com John William Buyers publicada na revista Aerovisão em janeiro de 2014:
https://issuu.com/portalfab/<wbr />docs/aerovisao239web

https://issuu.com/portalfab/docs/aerovisao239webProgramação do Sepultamento do Major Buyers (dia 25/04):

9h – Missa de Corpo presente na Capela da Base Aérea de Recife/PE;
14h - Saída do avião da FAB levando o corpo do Major Buyers para Maceió;
14h30 – Chegada do avião da FAB em Maceió no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió ( DTCEA-MO ); e às
16h – Sepultamento no Cemitério da Família Leão - Engenho Ligação.

Fotos: Ascom/Aeronáutica