Maceió

SMTT autua e remove 10 veículos de transporte clandestino em Maceió

Secom Maceió | 24/07/20 - 12h28
Foto: Cortesia / Ascom SMTT

Ao longo desta semana, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificaram as operações de fiscalização e autuaram e removeram 10 veículos que realizavam o transporte clandestino em Maceió. As equipes percorreram os bairros do Pinheiro, Farol, Centro, Trapiche da Barra e Pontal.

“O transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima. Quando um condutor é flagrado realizando essa prática irregular, uma multa no valor de R$ 293,47 é aplicada e o veículo é removido ao pátio da SMTT. Além disso, o condutor também perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, ressaltou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

Durante as fiscalizações, os agentes da SMTT vistoriam as condições dos automóveis, checam se os equipamentos de segurança obrigatórios estão dentro das condições exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), verificam toda a documentação dos condutores e dos veículos.

“O transporte clandestino não proporciona nenhum tipo de segurança aos cidadãos que se arriscam a utilizar esse veículo, pois é muito comum encontrar durante as fiscalizações carros com os cintos de segurança inoperantes, automóveis com pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a CNH. Esse conjunto de irregularidades coloca em perigo a vida dos maceioenses e aumenta os riscos de acidentes nas vias da cidade”, reforçou o assessor.

Canais para denunciar o transporte clandestino

A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.

Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.