Brasil

'Superbebê': mulher que descobriu gestação aos 7 meses dá à luz bebê de quase 6 kg

Tribuna de Jundiaí | 02/10/21 - 10h16
Ascom HMS

Na manhã de quinta-feira (30), o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do Pará deu as boas-vindas a um “superbebê”, com a ajuda de dois cirurgiões obstétricos, que precisaram trabalhar juntos na cirurgia do parto.

Lidiane Pereira Ferreira, mãe do “pequeno” Tales, só descobriu a gestação aos 7 meses. A criança nasceu com 5,660 kg e 62 centímetros. De acordo com Lidiane, que tem outros quatro filhos, todos nasceram com peso entre 4 e 5 quilos.

“Descobri que estava grávida aos 7 meses. Eu era uma gorda normal e a barriga da gestação não aparecia. Eu não tinha enjoo e estava menstruando todos os meses. Quando fui no posto de saúde e fazer um exame veio a primeira surpresa: eu estava grávida. Já comecei o pré-natal dos 8 para os 9 meses, mesmo assim eu continuava menstruando”, contou Lidiane ao G1.

“Tales era um bebê que não mexia muito, não chutava. A barriga só apareceu depois que eu descobri que estava grávida”, disse.

A mãe só descobriu que Tales estava com peso acima da média depois de dar entrada no hospital, já em trabalho de parto. “Eu nunca imaginei que iria ter um bebê tão grandão como o Tales. Só no hospital eu soube que o bebê era muito grande e que um parto normal poderia ter complicações. Então o médico perguntou se eu aceitaria fazer a cesárea e eu aceitei, pra não ter risco pra mim e nem para o bebê. Eu olho pra ele e acho lindo, mas a ficha parece que ainda não caiu. É um bebê enorme”, disse Lidiane.

Bebê Macrossômico

A médica obstetra Leiliane Almeida explicou ao G1 que Tales é um bebê macrossômico. Ou seja, a criança nasceu acima da curva, quando relacionado peso a idade gestacional. Dessa forma, quando nasce um bebê mascrossômico, os cuidados devem ser maiores, para evitar riscos de saúde, em decorrência do peso.

“Como a mãe não tinha feito o pré-natal completo, a gente aguarda resultados de exames para que bebê e mãe recebam alta. O bebê está sendo monitorado para que não venha a ter hipoglicemia. Foi tudo bem no parto, mas foi um susto também para toda a equipe e todo um cuidado por se tratar de um bebê assim, tão grandinho”, explicou a obstetra.

Equipe completa

Para a cirurgia do parto de Tales, participaram dois cirurgiões, uma pediatra, um médico residente da obstetrícia, um médico residente da pediatria, um anestesista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Um total de oito profissionais.

Depois de 1h30 de cesárea, o bebê nasceu. Tanto Lidiane quanto Tales passam bem, e devem receber alta hospitalar neste sábado (2).