Educação

Sustentabilidade: Ufal terá miniusina de energia solar 

Ascom Ufal | 09/01/20 - 19h05

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, garantiu o início das obras da mini usina de energia solar. O cronograma de execução  das obras foi assinada nesta quinta-feira (9), no Campus A. C Simões, junto com o presidente da Equatorial Energia Alagoas, Humberto Soares. 

 Ela será a primeira estação construída em espaço público alagoano a transformar a luz do sol em energia elétrica.

A energia solar produzida na Ufal vai gerar energia elétrica para o Campus Maceió, local em que a estação energética estará instalada. A geração de energia na Ufal vai permitir que a Universidade reduza gastos com energia elétrica.

Para Valéria Correia, o projeto é necessário para avançar nas pesquisas de energia renováveis em Alagoas e reduzir a conta de luz da Universidade que gasta mais de 1 milhão de reais por mês. “Conseguimos trazer esses recursos para a construção desse projeto pioneiro com a atuação decisiva dos nossos pesquisadores organizados em um grupo de trabalho. É um projeto inovador para Alagoas. O nosso cronograma aponta que até a metade deste ano já estaremos gerando energia limpa”, disse a reitora da Ufal.

Essa proposta de investimento em Energias Renováveis vem sendo trabalhada desde o início da gestão de Valéria Correia, quando foi formado o Grupo de Trabalho de Energias. Em 2017, houve uma importante conquista quando o projeto da Ufal apresentado para concorrer ao edital de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi aprovado sem restrições, garantindo o investimento de R$ 2 milhões da Aneel para eficiência energética. 

Na reunião, também foi tratada a ligação de energia elétrica da nova sede da Unidade Educacional de Santana do Ipanema, que deve ser inaugurada em janeiro de 2020.