Brasil

Temer convoca ministros, Receita e PF para tratar sobre fronteiras

25/05/16 - 18h56
EBC

O presidente da República interino, Michel Temer, está reunido neste momento com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; das Relações Exteriores, José Serra; da Fazenda, Henrique Meirelles; da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes; e da Defesa, Raul Jungmann, para discutir ações de segurança nas fronteiras.

Também participam da reunião o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Daiello, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza.

Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, o Brasil tem  mais de 15 mil quilômetros de fronteiras terrestres. O país faz fronteira com todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile.

Sisfron

Atualmente, o principal mecanismo de monitoramento das fronteiras é Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). O programa faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, estabelecido em 2011 e prevê investimentos de R$ 12 bilhões até 2021 na aquisição de equipamentos de tecnologia para monitoramento e combate a crimes de fronteira, como tráfico de drogas e pessoas e contrabando.