Curiosidades

Testículo entra no abdômen após jovem se abaixar; entenda anomalia rara

O Globo | 28/04/23 - 12h16
Freepik

Um adolescente de 16 anos viu um de seus testículos sumir após agachar para pegar uma bola de golfe. Com muita dor na região, ele foi encaminhado para o hospital, onde passou por uma cirurgia. O caso foi relatado na revista científica Urology Case Reports.

Ao chegar no hospital, o jovem americano afirmou que não sofreu traumas na região genital e relatou que seu testículo esquerdo havia sumido. Ele foi submetido a uma tomografia computadorizada que localizou o órgão no abdômen, perto do intestino.

Apesar de ser um caso "extramamente raro", como descreveram os autores no estudo, há uma explicação fisiológica para o que aconteceu. O organismo masculino possui mecanismos para abrigar o testículos em situações nas quais eles precisam de proteção, como em dias muito frios. As cavidades "guardam" os órgãos como uma forma de garantir a fertilidade. Mas, no caso do adolescente, uma má-formação de nascença — processo vaginal patente, um espaço interno que possibilita a passagem dos testículos para o abdome — fez com que o órgão se deslocasse muito mais para cima do que deveria.

A cirurgia foi um sucesso, com os médicos conseguindo colocar o testículo de volta à bolsa escrotal esquerda sem comprometer o órgão. O processo vaginal patente foi reparado. Sete meses depois, o jovem relatou que seus testículos ainda estavam no local correto e negou quaisquer complicações cirúrgicas.