Maceió

Trânsito em Cruz das Almas tem nova alteração neste sábado

Secom Maceió | 27/03/21 - 10h49
SMTT

A nova etapa da reordenação do trânsito na capital realizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foi iniciada a partir deste sábado (27), com a implantação do binário nas ruas João Canuto da Silva e Doutor Lauro Machado Costa, em Cruz das Almas.

Um binário é formado por vias paralelas e próximas, que possuem sentido único de circulação e que operam em conjunto. De acordo com o responsável pelo setor de engenharia da SMTT, trata-se de uma alternativa eficaz para melhorar o trânsito. “A modificação busca ordenar a circulação viária na região, para auxiliar na mobilidade urbana”, ressaltou, Davi Pradines, diretor de Obras Viárias da SMTT.

A Rua Doutor Lauro Machado Costa, que antes era mão dupla, passará a funcionar apenas no sentido avenida Comendador Gustavo Paiva – avenida Litorânea. Já a rua João Canuto da Silva passará a ter o fluxo oposto, funcionando apenas no sentido avenida Litorânea – avenida Gustavo Paiva.

Na Rua Doutor Henrique Equelman, situada transversalmente, o trânsito será em mão dupla e poderá ser utilizado como contorno de quadra, tanto para os condutores que precisarem retornar no sentido Centro, pela Comendador Gustavo Paiva, quanto no sentido Jacarecica, pela Avenida Litorânea. E as ruas que contornam o terminal de Cruz das Almas funcionarão em mão única, de acordo com os trajetos já realizados pelos ônibus.

“Este é um projeto fruto da solicitação da população e que foi cuidadosamente analisado pelas equipes técnicas da SMTT, que seguirão monitorando a adaptação dos condutores. A expectativa é que a mudança gere maior fluidez, no trânsito da região”, pontuou o titular da SMTT, André Costa.

Equipes do setor de Obras Viárias da SMTT estão na fase final de implantação das sinalizações horizontal e vertical. Nos primeiros dias da intervenção, no período de adaptação, agentes de trânsito estarão no local para orientar os condutores.

Mudanças

Desde fevereiro, a SMTT realiza modificações na avenida Comendador Gustavo Paiva. Com a intervenção, o tempo que os maceioenses perdiam com congestionamentos na localidade, especialmente, nos horários de pico, foi reduzido. Em uma análise realizada pelo setor de Transportes, foi verificado um ganho de 15 minutos no tempo dos ônibus que trafegam pela via.

Outras intervenções foram realizadas no cruzamento das avenidas Juca Sampaio (Ladeira do Óleo) e Comendador Gustavo Paiva. Um semáforo para pedestres foi instalado para garantir mais segurança para os cidadãos.

Ainda na Avenida Comendador Gustavo Paiva, o órgão de trânsito fez ajustes no tempo do semáforo do cruzamento com a Rua São Domingos (Ladeira do PC). Com a medida, houve uma melhoria na fluidez no trânsito em 25% durante os horários de pico (7h às 9h e de 17h às 19h). Nesse período, foi verificado um acréscimo de 1.751 veículos que passam pelo semáforo por hora, quase 30 a mais, por minuto. Essa medidas foram implementadas pela SMTT, mas partiram de solicitações dos maceioenses.