Maceió

Vacinação de profissionais de saúde: filas no Jaraguá e mudança de logística na Serraria

TNH1 | 17/03/21 - 10h31

O início da vacinação contra a Covid-19 para o grupo prioritário dos profissionais de saúde, com idades entre 55 e 74 anos, foi marcado por tranquilidade na manhã desta quarta, 17, nos seis pontos fixos de Maceió. O local de maior procura foi o estacionamento do Jaraguá, onde recebe os usuários com o serviço de drive-thru.

A imunização dos trabalhadores de saúde ocorre das 9h às 16h, nos seis locais: drive-thru do estacionamento do Jaraguá, Maceió Shopping (Mangabeiras), Pátio Shopping (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel do Lago), na parte externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e drive-thru da sede da Justiça Federal (Serraria). A vacina aplicada nos profissionais ainda é de lote residual da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a manhã, a equipe da Rádio Pajuçara FM Maceió visitou as áreas destinadas para a vacinação e flagrou uma fila extensa de carros no estacionamento do Jaraguá, antes de 9h, um ponto que já registra um grande fluxo de usuários desde o início da imunização na capital. Porém, não houve adversidade no procedimento e os trabalhadores receberam a dose normalmente durante o dia.

Já a sede da Justiça Federal, no bairro de Serraria, que se tornou ponto de vacinação recentemente, registrou tempo curto de espera para os usuários que se deslocaram em veículos. Lá, o serviço oferecido também é em forma de drive-thru.

Hoje, houve alteração de logística no ponto da Serraria e os motoristas tiveram que entrar por trás do prédio, para evitar assim congestionamento na Avenida Menino Marcelo, uma das principais vias da cidade.

Tanto no Pátio Shopping, no Benedito Bentes, quanto no Maceió Shopping, em Mangabeiras, a procura dos profissionais também foi menor comparado aos dias anteriores. A imagem abaixo mostra duas pessoas sendo vacinadas, com quatro fileiras de cadeiras vazias no centro comercial da parte alta.

Um vídeo recebido na redação do TNH1, mostra o grupo de profissionais aguardando a vez nas cadeiras colocadas no estacionamento do Maceió Shopping. As pessoas respeitaram o distanciamento social e usaram máscaras de proteção. Assista:

Os outros dois pontos, no Papódromo (Vergel do Lago) e no Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), também não registraram transtornos.

Quem pode se vacinar nesta etapa?

A resolução nº 10 explica que no universo do grupo de risco estão tanto os profissionais de saúde quanto seus respectivos técnicos e auxiliares, a exemplo de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.

Também devem ser contemplados os trabalhadores de apoio dos serviços de saúde, tais como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância, dentre outros.

Quais os documentos?

Para vacinação, é necessário apresentar os documentos comprobatórios a seguir:

1 – Os trabalhadores dos serviços de saúde de Maceió elencados nessa etapa precisam levar Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo Diretor-Geral ou Diretor Médico, atestando a condição do trabalhador, contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo;

2 – Trabalhadores de saúde autônomos devem ter em mãos certidão de regularidade do respectivo conselho de classe;

3 – Assistência domiciliar e trabalhadores de serviços funerários precisam estar com a Carteira de Trabalho que comprove o vínculo ativo ou contracheque atualizado (mês anterior);

4 – Os residentes ou estudantes em estágio necessitam de declaração emitida pelo serviço onde está cumprindo o referido estágio ou residência em Maceió.