Maceió

Vídeo mostra italiano cometendo homicídio e sendo preso na frente do Fórum, em Maceió

Redação TNH1 | 19/03/21 - 15h42
Reprodução

A assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas disponibilizou nesta sexta-feira, 19, o vídeo de uma câmera de segurança posicionada em frente ao Fórum de Justiça no Barro Duro, em Maceió. As imagens registraram o momento em que o italiano Pasquale Palmieri aborda a advogada Maricélia Schlemper e depois assassina o bacharel em Direito, José Benedito Alves de Carvalho. 

O vídeo captou também a ação dos agentes da Polícia Judiciária, que correram logo após os disparos e conseguiram render o italiano alguns metros distante de onde o crime foi cometido. 

Mais cedo, na manhã de hoje, os promotores Rodrigo Soares e Dênis Guimarães, da 9ª Promotoria de Justiça da Capital, pediram a manutenção da prisão preventiva do italiano até que ele seja levado a júri popular pelo assassinato de José Benedito, bem como pela tentativa de feminicídio contra a ex-mulher do denunciado, e outra tentativa de homicídio contra a advogada desta, Maricélia Schlemper. 

O crime

No dia, 9 de março de 2021, conforme consta nos autos, em frente ao Fórum Jairon Maia Fernandes, no bairro Barro Duro, em Maceió, Maricélia Schlemper e seu esposo José Benedito estacionaram o carro e seguiram ao encontro da ex-mulher do italiano, quando o mesmo se aproximou e, ironicamente, cumprimentou a advogada indagando se, naquele dia, chegariam a um acordo.

Em seguida à resposta da advogada, Pasquale sacou um revólver do calibre 32 e mirou em direção à cabeça de sua ex-mulher avisando que “não teria acordo nenhum”. Apesar de puxar o gatilho, a munição pinou. Da mesma forma ocorrendo quando apontou para a advogada Maricélia. José Benedito, vendo a intenção criminosa do italiano, passou à frente de Maricélia, sua esposa, e a empurrou, tirando-a do foco do denunciado, o que reforçou o ódio do denunciado que, dessa vez, ao apertar o gatilho, conseguiu deflagrar dois tiros contra José Benedito, sendo um na mão e outro na região torácica, vitimando-o fatalmente.

O fato levou à consternação a sociedade e mobilizou várias instituições do meio jurídico. A advogada-vítima é professora do curso de Direito do Cesmac e o fato também abalou o alunado. Pelas redes sociais, por meio televisivo ou impresso, o crime ainda causa repercussão.