Maceió

Videomonitoramento em Maceió começa a autuar a partir desta segunda; saiba onde

Secom Maceió | 06/02/19 - 10h06
Fiscalização por videomonitoramento terá início a partir do dia 11 de fevereiro, na Ponta Verde | Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciará, a partir desta segunda-feira (11), a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento. O primeiro ponto que irá receber esse tipo de tecnologia é o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

Utilizado em muitas capitais do Brasil, o videomonitoramento tem como objetivo fiscalizar os diversos tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos e auxiliar na redução do número de acidentes nas vias da capital. Através das novas câmeras, os agentes de trânsito da SMTT poderão, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, o estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança.

“Um dos benefícios do videomonitoramento é que ele irá colaborar com a fiscalização já realizada pelos agentes. Vale ressaltar que só serão autuados aqueles motoristas que desrespeitam as leis de trânsito e que colocam em risco a vida de diversos maceioenses. Essa nova tecnologia auxiliará para que tenhamos um trânsito mais seguro e humano a partir da vigilância constante das vias”, esclarece o titular da SMTT, Antônio Moura.

Reprodução / Google

A sinalização vertical indicando que o cruzamento contará com o videomonitoramento foi implantada pelas equipes da SMTT no dia 30 de janeiro. A instalação é uma medida educativa e serve para alertar os condutores que o local contará com o tipo de fiscalização.

Alinhado ao aperfeiçoamento da fiscalização, a Superintendência continuará investindo em ações de educação direcionadas a condutores e pedestres, a fim de instigar a importância da consciência individual e coletiva no trânsito.

O TNH1 conversou com a SMTT sobre a possibilidade de multa no caso do motorista ultrapassar o sinal vermelho durante a madrugada. Em nota, a assessoria explicou que "não serão autuados em situações de emergência, a exemplo de abrir espaço para uma ambulância ou viatura. E também para situações que coloquem em risco a vida do condutor. O agente estará monitorando através das imagens e avaliará a ocorrência", E acrescentou que "exceto nestes casos, a orientação é não arriscar".